Montra da Cereja em Lamego apresenta bebida com gás inovadora
As cerejas da Penajóia são as primeiras em toda a Europa a aparecer no mercado e, por esta razão, têm conquistado uma crescente notoriedade. A Associação AMIJÓIA – Amigos e Produtores da Cereja da Penajóia e a Câmara Municipal de Lamego, com o apoio de outras entidades, vão promover no fim de semana de 21 e 22 de maio, a 6ª Montra da Cereja da Penajóia, na Av. Dr. Alfredo de Sousa. Mais uma vez esta iniciativa pretende divulgar e oferecer, a quem visita esta cidade, momentos de prazer e degustação deste fruto carnudo e doce. Está prevista a participação de mais de 20 produtores que vão vender a cereja ao mesmo preço.
A grande novidade que será apresentada na edição deste ano do certame é a “Cherry Sparkle”, uma bebida de cereja com gás, produzida pela OPEDOURO – Organização de Produtores do Douro. Com o objetivo de incrementar a atratividade da 6ª Montra da Cereja será oferecido, em paralelo, um programa de animação cultural, constituído por exibição de ranchos folclóricos, grupos de dança e declamações de poesia.
Recorde-se que na última edição foram vendidas cerca de 10 toneladas deste fruto, um enorme sucesso comercial, superando as expetativas iniciais da própria organização. A cereja da Penajóia tem um grande potencial gastronómico, podendo ser utilizada na confeção de diversos produtos, diferenciadores e inovadores, como é o caso de compotas e licores.
Já este ano, a AMIJÓIA marcou presença na 17ª edição da XANTAR – Salão Internacional de Gastronomia e Turismo de Ourense, no stand oficial da Entidade do Turismo Porto e Norte para promover a Cereja da Penajóia, bem como o seu principal evento.
Fonte: www.cm-lamego