Notícias de Lamego

As Notícias do seu Concelho

Lamego presta homenagem aos “valorosos militares de Abril”

O concelho de Lamego celebrou o 42º aniversário da Revolução dos Cravos que derrubou o regime ditatorial do Estado Novo, na histórica madrugada de 25 de abril de 1974, com uma grande variedade de eventos de índole institucional, cultural e desportiva. A realização da Sessão Solene da Assembleia Municipal foi o ato que se revestiu de maior simbolismo durante estas comemorações ao prestar uma justa homenagem a todos aqueles que, após 48 anos de ditadura política, tiveram a capacidade de devolver aos cidadãos um valor fundamental na vida de todos: a Liberdade. Intervieram nesta sessão, os representantes dos grupos políticos que compõem este órgão e o Major Manuel Lino, deputado municipal e um dos operacionais com intervenção ativa no movimento militar que, sob o comando de Salgueiro Maia, se dirigiram ao Terreiro do Paço para derrubarem o Governo de então. “Os Valorosos Militares de Abril, naquela saudosa madrugada, libertaram Portugal da mordaça que, durante décadas, anulou valores e direitos fundamentais dos seus cidadãos”, recordou José Carrapatoso, Presidente da Assembleia Municipal.

Lamego presta homenagem aos "valorosos militares de Abril"
Falando para uma plateia constituída sobretudo por autarcas, representantes de instituições locais e alguns cidadãos anónimos que quiseram participar no aniversário da Revolução dos Cravos, Manuel Lino recordou os pormenores das operações que na cidade de Lisboa tinham por missão derrubar o governo e como foi possível evitar a ocorrência de combates entre diferentes forças militares e o derramamento de sangue.

Num momento de “crise global, sentida intensamente no nosso País, e particularmente na nossa região”, José Carrapatoso sublinhou, durante a intervenção de encerramento da Sessão Solene, que é fundamental evocar de novo Abril de 1974: “As expetativas de então estão a ser gradualmente goradas, as dificuldades de então são hoje evidentes, as políticas de promoção do emprego para os jovens são uma miragem, o acesso à saúde de proximidade está longínquo, a natalidade decresce e o envelhecimento floresce, o que acarreta uma desertificação gradual de todo o Interior”. E deixa um alerta ao poder central: “Continuamos a ambicionar um Futuro de Desenvolvimento e de modernidade, esperando continuamente que Abril se cumpra nesta região, e não consentiremos que desrespeitem esta cidade, esta região e as suas gentes”. “Lamego e os Lamecenses continuam a acreditar que Abril se cumprirá”, acredita.

Para além de prestar um tributo de homenagem e gratidão aos militares que devolveram a Liberdade aos portugueses, também se destacou do programa de comemorações a realização da oitava Assembleia Municipal do Futuro subordinada ao tema “Liberdade de Expressão/ Direitos Humanos”, um fórum de debate juvenil participado por alunos de diversas escolas do ensino secundário, bem como a inauguração da exposição “Cartazes de Abril”, no Museu Pedagógico de Lamego.

A proclamação dos valores da Liberdade e da Democracia também passou, na noite de 24 de abril, pelo palco do belo Teatro Ribeiro Conceição com a realização de um espetáculo cultural dinamizado pelas freguesias do concelho e, no dia anterior, pela apresentação pública do livro “Instrumentos de Controlo do Estado Novo – anos 30/ Século XX”, da autoria de Alberto de Jesus Almeida.

Lamego presta homenagem aos "valorosos militares de Abril"

Mais fotos Aqui.

Fonte: www.cm-lamego.pt

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Reddit

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :