Notícias de Lamego

As Notícias do seu Concelho

Igreja das Chagas reabre ao público após a conclusão das obras de restauro

Já terminaram as obras de requalificação da Igreja do Convento das Chagas, um dos monumentos religiosos mais emblemáticos da cidade.

Igreja das Chagas reabre ao público após a conclusão das obras de restauro

A Santa Casa da Misericórdia de Lamego decidiu avançar com a restauração do monumento, que data do século XVI, pois já havia alguma urgência em requalificar esta igreja que se encontrava muito degradada.

Tendo o cuidado de manter as características arquitetónicas originais do edifício e de preservar o seu riquíssimo espólio, as obras incidiram sobretudo, ao nível da reabilitação das esculturas de culto e da talha dourada dos vários altares, mas também na recuperação da estrutura de madeira da cobertura, para, assim, solucionar o problema da infiltração de águas pluviais.

A Igreja, propriedade da Santa Casa da Misericórdia de Lamego, foi devolvida aos lamecenses devidamente restaurada. Para além de continuar a abrir para a realização de diversos cultos religiosos, a Igreja das Chagas também poderá ser visitada ao longo da semana.

Mandado construir por D. António Teles de Menezes, bispo de Lamego, o Convento das Chagas ficou pronto em 1599, mantendo-se em funcionamento até 1834, sendo encerrado, após a publicação do decreto que extinguiu as ordens monásticas religiosas em Portugal.

De 1906 a 1910 sabe-se que funcionou como Seminário das Chagas.

Do espaço conventual resta atualmente a Igreja, uma vez que as restantes dependências foram cedidas, em 1910, à edilidade local que as doou, em 1930, ao Ministério da Instrução Pública, para a construção do edifício do Liceu de Lamego.

Fonte: Douro TV

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Reddit

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :