Igreja das Chagas reabre ao público após a conclusão das obras de restauro
Já terminaram as obras de requalificação da Igreja do Convento das Chagas, um dos monumentos religiosos mais emblemáticos da cidade.
A Santa Casa da Misericórdia de Lamego decidiu avançar com a restauração do monumento, que data do século XVI, pois já havia alguma urgência em requalificar esta igreja que se encontrava muito degradada.
Tendo o cuidado de manter as características arquitetónicas originais do edifício e de preservar o seu riquíssimo espólio, as obras incidiram sobretudo, ao nível da reabilitação das esculturas de culto e da talha dourada dos vários altares, mas também na recuperação da estrutura de madeira da cobertura, para, assim, solucionar o problema da infiltração de águas pluviais.
A Igreja, propriedade da Santa Casa da Misericórdia de Lamego, foi devolvida aos lamecenses devidamente restaurada. Para além de continuar a abrir para a realização de diversos cultos religiosos, a Igreja das Chagas também poderá ser visitada ao longo da semana.
Mandado construir por D. António Teles de Menezes, bispo de Lamego, o Convento das Chagas ficou pronto em 1599, mantendo-se em funcionamento até 1834, sendo encerrado, após a publicação do decreto que extinguiu as ordens monásticas religiosas em Portugal.
De 1906 a 1910 sabe-se que funcionou como Seminário das Chagas.
Do espaço conventual resta atualmente a Igreja, uma vez que as restantes dependências foram cedidas, em 1910, à edilidade local que as doou, em 1930, ao Ministério da Instrução Pública, para a construção do edifício do Liceu de Lamego.
Fonte: Douro TV