Lamego cria novo albergue e melhora sinalética no Caminho Português de Santiago
Escondido entre os socalcos do Douro Vinhateiro, uma das paisagens mais belas do mundo eleita pela UNESCO Património da Humanidade, o troço que atravessa o concelho de Lamego do Caminho Português Interior de Santiago passou recentemente a oferecer melhores condições aos peregrinos. A criação de um albergue na pequena localidade de Bigorne para os caminheiros pernoitarem e recuperarem as suas forças e o reforço da sinalética ao longo de 29 quilómetros são as principais benfeitorias que a Câmara Municipal de Lamego introduziu neste itinerário espiritual e cultural cada vez mais procurado.
O Caminho Português Interior de Santiago tem como missão dar a conhecer o antigo caminho medieval que existira no Interior do país, “contribuindo para a preservação e salvaguarda da memória histórica e cultural da tradição das peregrinações portuguesas a Santiago de Compostela”. Sobretudo de cariz rural, este percurso atravessa em Lamego a União de Freguesias de Bigorne, Magueija e Pretarouca, Penude, Vila Nova Souto D´el Rei, Lamego, Sande, Cambres e Valdigem. Durante a sua peregrinação, é possível admirar um património histórico e arquitetónico de importância ímpar e calcorrear ruas e ruelas onde as pedras da calçada, gastas pelo tempo e pelas gentes, narram uma história ancestral. As melhorias que a autarquia agora concretizou pretendem ir ao encontro das reais expetativas dos peregrinos e da relevância turística e religiosa crescente que o Caminho Português Interior de Santiago tem alcançado. Neste contexto, as juntas de freguesia são um importante parceiro no processo de valorização da oferta dos serviços de apoio e na limpeza e manutenção do percurso. “Embora tenha feito inúmeras voltas, algumas vezes por becos e ruelas, a marcação neste trecho está perfeita e não me perdi em nenhum momento”, relata um peregrino sobre o troço de Lamego.
O Caminho Português Interior de Santiago estende-se por 205 quilómetros e atravessa os municípios de Viseu, Castro Daire, Lamego, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Vila Real, Vila Pouca de Aguiar e Chaves.
Para os interessados em pernoitar em Bigorne, no “Albergue Cantinho da Serra”, na Rua João Paulo II, nº 125, os contactos são os seguintes: cantinhodaserrabigorne@hotmail.com e 254689284/ 934034685.
Fonte: www.cm-lamego.pt