Notícias de Lamego

As Notícias do seu Concelho

Hospital de Lamego está cada vez mais carenciado

A “Liga dos Amigos” e a Câmara de Lamego vão comprar um novo instrumento médico-cirúrgico para o hospital. A autarquia lamenta que o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, com sede em Vila Real, seja “cada vez mais incapaz” de responder às necessidades das unidades de saúde da cidade de Lamego.

Hospital de Lamego está cada vez mais carenciado

A Câmara Municipal de Lamego vai ajudar na compra de material cirúrgico para o Hospital de Proximidade de Lamego. Uma comparticipação financeira que só se justifica porque o “Hospital de Lamego está cada vez mais carenciado e o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTAD), cada vez mais incapaz de responder aos problemas que se colocam”, refere o presidente da Câmara de Lamego, Francisco Lopes. Para o autarca “é evidente que esta é uma diligência que não compete, em primeira análise, nem ao município, nem à sociedade civil, mas era obrigação do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro”. A autarquia só se comprometeu depois de excluída a possibilidade, “pelo menos a curto prazo”, de o CHTAD adquirir o instrumento médico-cirúrgico”.

O que vai ser comprado
O “instrumento médico-cirúrgico” que vai ser adquirido é um “Ressetoscópio” que serve, entre outros, para “operar a próstata, a bexiga, o útero ou fazer exames de diagnóstico (visualização e colheita de peças anatómicas) da bexiga e útero por “via baixa”, sem ser preciso cortar a pele e fazer uma incisão cirúrgica”. Os doentes intervencionados com a ajuda deste aparelho será em cirurgia de ambulatório permitindo que o utente tenha alta no mesmo dia. Segundo os dados recolhidos pelo Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal de Lamego, “estima-se que das 50 mil mulheres que existem na área de influência do Hospital de Lamego, uma em cada duas possa vir a precisar do “Ressetoscópio” para ser tratada”. Há neste momento uma lista de espera “maior que o desejável” e que poderia diminuir rapidamente se o equipamento estivesse disponível porque profissionais, instalações como o bloco operatório e restantes material para o funcionamento do “Ressetoscópio”, já existem no hospital de Lamego.

Fonte: www.jornaldocentro.pt

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Reddit

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :