Baixa de impostos para famílias com filhos e agravamento para casas em ruína em Lamego
Autarquia aprovou IMI familiar, mas agravou as taxas para prédios em “ruína”. Oposição votou contra e queria baixar o IRS.
As famílias com filhos residentes no concelho de Lamego, proprietárias de imóveis destinados a habitação permanente, coincidente com o domicílio fiscal do proprietário, vão pagar menos impostos. A autarquia decidiu aderir ao chamado IMI familiar (Imposto Municipal sobre Imóveis), aprovado pelo Governo, em que as famílias com um filho têm uma redução de dez por cento, com dois filhos quinze por cento e com três ou mais dependentes a cargo pagam menos vinte por cento.
Na mesma reunião, o executivo aprovou ainda uma majoração até trinta por cento do IMI a aplicar a prédios urbanos degradados “que tenham sido objeto de intimação para execução de obras de conservação, necessárias à correção de más condições de segurança ou de salubridade”. Para o ano de 2016, a Câmara Municipal de Lamego manteve as taxas do IMI em 0,8 para prédios rústicos e de 0,4 para os prédios urbanos.
Fonte: www.jornaldocentro.pt