Notícias de Lamego

As Notícias do seu Concelho

Painéis de azulejo do Escadório dos Remédios foram restaurados

A intervenção que está a ser efetuada no Santuário e Escadório de Nossa Senhora dos Remédios, abrange também o restauro dos painéis de azulejo, que ali foram colocados em meados da década de cinquenta.

São da autoria do pintor F. Gonçalves, que esteve ligado à antiga e famosa Fábrica do Carvalhinho, de Vila Nova de Gaia, onde foram produzidos.

Painéis de azulejo do Escadório dos Remédios foram restaurados

Um trabalho notável de reabilitação que está a ser efectuado, com todo o rigor técnico, garantindo o respeito pela integridade do património intervencionado.

Devido ao estado de degradação em que se encontravam os azulejos, os lamecenses deixaram de acreditar na possível recuperação destes fantásticos painéis.

Uma reabilitação ao pormenor, onde têm sido aplicadas várias técnicas de restauro.

Nos anos 90 a Mesa da Irmandade mandou retirar dois painéis que estavam em avançado estado de degradação. Desde essa altura, são muitas as opiniões sobre a melhor solução para repor esses mesmos painéis.

Refira-se que este projeto de valorização foi desenvolvido pela autarquia de Lamego, em parceria com a Direcção Regional da Cultura do Norte e a Irmandade de Nossa Senhora dos Remédios, de modo a garantir qualidade técnica e científica.

A requalificação do Escadório de Nossa Senhora dos Remédios tem uma comparticipação financeira comunitária de 85%, através do ON2 – Programa Operacional Regional do Norte.


Fonte: Televisão do Douro

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Reddit

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :