Notícias de Lamego

As Notícias do seu Concelho

Museus do Estado do Norte aumentam 12,5% o número de visitantes no 1.º semestre

Os visitantes dos sete museus administrados pela Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) aumentaram 12,5% no primeiro semestre de 2015, em relação ao período homólogo de 2014, totalizando cerca de 240 mil entradas, informou hoje fonte oficial.

Museus do Estado do Norte aumentam 12,5% o número de visitantes no 1.º semestre

“O número de visitantes nos sete museus sob alçada da Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) registou, durante o primeiro semestre de 2015, uma subida de aproximadamente 12,5% em relação ao período homólogo, totalizando 239.607 entradas. Um aumento que acompanha a tendência global do último ano em que a subida registada — apenas nos museus — foi de 9,7%, quando comparada com os dados de 2013”, lê-se no comunicado de imprensa da DRCN enviado à comunicação social.

A DRCN tem sob a sua alçada o Museu do Abade Baçal (Bragança), o Museu de Alberto Sampaio (Guimarães), o Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa (Braga), o Museu dos Biscainhos (Braga), Museu de Lamego, Museu da Terra de Miranda (Miranda do Douro) e o Paço dos Duques de Bragança (Guimarães).

O Paço dos Duques de Bragança foi o espaço museológico que mais visitantes atraiu no primeiro semestre de 2015, registando um total de 137.402 entradas, uma cifra que se traduz numa subida de 13,7%.

O Museu da Terra de Miranda foi, por seu turno, o espaço museológico que mais viu crescer o número de visitantes no primeiro semestre deste ano, aumentando 108% em relação ao período homólogo do ano passado. Aquele museu sofreu intervenção de requalificação e reabriu ao público em julho passado.

O Museu de Alberto Sampaio aumentou em 59,9% o número de visitantes. No final de julho do ano passado foi inaugurado a Extensão do Museu de Alberto Sampaio, localizada no Palacete da Praça de Santiago, com um investimento total na ordem dos 2,9 milhões de euros.

O Museu de Lamego registou um crescimento de 6,6% no número de visitantes, ultrapassado a fasquia das 12 mil e 200 entradas durante os primeiros seis meses do ano.

Museus do Estado do Norte aumentam 12,5% o número de visitantes no 1.º semestre

Para o diretor Regional de Cultura do Norte, António Ponte, o bom desempenho registado é resultado do “intenso trabalho que tem vindo a ser desenvolvido em articulação com os diretores dos museus e suas equipas de gestão, mas também fruto de um dinamismo cada vez mais evidente por parte dos museus que têm vindo a apostar em iniciativas de aproximação às comunidades onde se inserem”.

Por outro lado, Um trabalho mais apurado de marketing cultural, visando o reforço e notoriedade das marcas e outra das razões assinalada pela DRCN.

A DRCN desenvolve a sua atividade num território geográfico onde existem quatro locais classificados como Património Mundial pela UNESCO: o Centro Histórico do Porto, o Centro Histórico de Guimarães, o Alto Douro Vinhateiro e o Sítio de Arte Rupestre Pré-Histórica do Vale do Côa.

Fonte: www.rtp.pt

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Reddit

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :