Cavaco apela à mobilização de empresários para atrair investimento para o interior
O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, apelou esta terça-feira, à mobilização dos empresários do interior para atrair investimento que reduza as assimetrias entre interior e litoral do país.
Cavaco Silva falava durante uma cerimónia na Câmara Municipal de Lamego, no decorrer da qual lhe foi entregue, pelo presidente do Município, a medalha de ouro da cidade. O chefe de Estado está desde segunda-feira na cidade da Senhora dos Remédios para presidir às comemorações do 10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
Esta terça-feira, depois de ouvir o autarca local, Francisco Lopes, abordar o despovoamento que aflige o interior e os problemas criados com o encerramento de serviços, Cavaco Silva disse que a região onde se encontra é o lugar apropriado para “reafirmar o compromisso com a causa da coesão territorial”.
A coesão do território “deve mobilizar todas as gerações para que descubram e explorem as potencialidades do interior” no sentido de que se “transformem em oportunidades de desenvolvimento”, disse Cavaco Silva.
O Presidente da República acrescentou que se deve “mobilizar empresários, fomentar o empreendedorismo e atrair investimento, de forma a que a utilização dos fundos comunitários do programa Portugal 2020 se traduza numa efetiva redução das assimetrias territoriais”.
Para alcançar esse objetivo, Cavaco Silva sublinhou ainda a importância de “trabalhar em rede, em estruturas de nível supramunicipal e regional”, já que, vincou, “a escala municipal é demasiado pequena para a resolução dos problemas de maior dimensão”.
Fonte: www.jn.pt