Notícias de Lamego

As Notícias do seu Concelho

“Memórias de Timor em Lamego” já está patente ao público

O Museu de Lamego e o Museu Diocesano de Lamego inauguraram este sábado, 2 de maio, mais uma exposição ao abrigo do projeto [EM]COMUM. “Memórias de Timor em Lamego” constitui uma oportunidade de viajar pelo artesanato tradicional timorense e por um conjunto de peças habitualmente conservadas nas reservas do Museu de Lamego.

“Memórias de Timor em Lamego” já está patente ao público

Durante a cerimónia de inauguração, que contou com a presença do coordenador da exposição e técnico do Museu de Lamego, José Pessoa, do Diretor do Arquivo-Museu Diocesano, Pe. João Carlos Morgado e de Artur Pombinho, da Associação dos Amigos do Povo de Timor Lorosae de Lamego, foi unanimemente recordado o lamecense Mário Lemos Pires, General e último governador português de Timor Leste, a quem se deve, em última instância, esta exposição, pela doação ao Museu de Lamego de uma réplica miniatural em filigrana de prata da casa tradicional de Lospalos pela sua viúva em 2012.

Desde então, anualmente, o Museu de Lamego assume o compromisso de expor esta peça por ocasião do aniversário da independência de Timor.

Em 2015, juntam-se à Casa de Lospalos doações mais antigas, estas feitas por “um homem deslumbrado pela beleza oriental”, o Comandante Humberto Leitão, como destacaram os presentes. Mais uma vez, os agradecimentos também se direcionaram para a família Mascaranhas Gaivão que voltou a abrir as portas da sua coleção particular e a partilhar com o público as suas próprias memórias.

Todos os contributos reunidos dão origem a “Memórias de Timor em Lamego”, patente até dia 31 de maio, no Museu Diocesano de Lamego.

Fonte: www.museudelamego.pt

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Reddit

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :