Dia Mundial do Livro assinalado com entrega de prémios do concurso de Poesia “Agora o Poeta és tu…”
Com o objetivo de estimular a cultura da escrita e fomentar hábitos de leitura junto das camadas mais jovens, a Rede de Bibliotecas de Lamego desafiou os jovens lamecenses a participarem na iniciativa – “Agora o Poeta és tu” – que pretendeu assinalar o Dia Mundial do Livro. Ao concurso foram submetidos 100 poemas, avaliados por um júri, constituído por Andrea Santiago, Aurora Simões de Matos, Manuela Vaquero, Fernando Marado e pelos professores bibliotecários, que premiou a originalidade e os respetivos “elementos de linguística, ortografia e sentido estético”.
Após uma seleção criteriosa, foram distinguidos os poemas “Douro”, de Rodrigo Paiva (1º Ciclo – Centro Escolar de Lamego/ 3º E), “Douro, rio de ouro”, de João Santos (2º ciclo – E.B. 2, 3 de Lamego – AELC, 6º B), “Só tu, Douro”, de Sandro Alves (3º ciclo – Escola Básica e Secundária da Sé/Lamego 9º C) e “Quem és tu, ó Douro?”, de Nádia Cardoso (Ensino Profissional).
Durante a sessão pública de entrega dos prémios aos jovens vencedores, Andrea Santiago, vereadora da Cultura, Educação e Desporto da Câmara Municipal, sublinhou que esta iniciativa, aberta à participação de todos os alunos da comunidade escolar lamecense, “além de despertar o gosto pela leitura e pela escrita de poesia, pretendeu divulgar, junto do lamecenses, a dimensão cultural e humana do ilustre escritor Miguel Torga, através da realização de uma exposição sobre a sua vida e obra intitulada “O Douro nos caminhos da Literatura, que esteve patente na Casa dos Bordalos (Bairro do Castelo).
Fonte: Rede de Bibliotecas de Lamego