Capítulo de Entronização da Confraria Gastronómica de Lamego
A Confraria Gastronómica de Lamego promoveu o II Capítulo de Entronização, um momento de grande significado para esta instituição, uma cerimónia que decorreu nos primeiros dias de Maio, numa altura em que a cidade festejava a Feira de Santa Cruz. A cerimónia teve início na avenida Dr. Alfredo de Sousa onde decorreu a concentração das muitas Confrarias presentes, seguindo-se um desfile, animado pela Tocata do Rancho Regional de Fafel, até ao Museu Diocesano.
No Museu Diocesano Confrarias e Convidados foram brindados com um Porto de Boas Vindas acompanhado com Lamegos, um bolo típico da cidade. Depois da cerimónia de boas vindas, que decorreu no auditório do Museu Diocesano, os confrades deslocaram-se até ao Convento de Ferreirim, onde se realizou a Cerimónia Religiosa presidida pelo padre Manuel Leal e abrilhantada pelo Grupo Coral da Paróquia de Ferreirim.
No final da Eucaristia procedeu-se à Cerimónia de Entronização dos novos Confrades. Entronizaram-se como Confrades de Honra, o Rancho Regional de Fafel representado pelo seu presidente Francisco Osório e Melchior Moreira presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal.
Como Confrades Efectivos foram entronizados, Vitor Emanuel Martins proprietário da Quinta de Casaldronho; José António Fernandes, Presidente da Associação dos Hoteleiros do Douro; Manuel Ferreira, Vereador da Câmara Municipal de Lamego; José Manuel Santos presidente da Obra Kolping de Portugal e Agostinho Ribeiro, Diretor do Museu Grão Vasco.
O almoço, servido no Hotel Rural “Casa dos Viscondes da Várzea”, foi um momento gastronómico de excelência, com a degustação de vários pratos de sabores tradicionais e regionais. A qualidade do serviço e das iguarias apresentadas deslumbraram todos os presentes prestigiando não só a “Casa dos Viscondes da Várzea”, mas também a Confraria e a região do Douro.
De regresso à cidade de Lamego as Confrarias visitaram o Museu, fazendo-se a despedida com bôla de Lamego e espumante Raposeira. O momento serviu ainda para distribuir lembranças aos Confrades presentes sendo a animação marcada pelas danças e cantares do Rancho Regional de Fafel.
A Presidente da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas esteve em Lamego e acompanhou a realização do II Capítulo de Entronização. Olga Cavaleiro salientou a importância das actividades organizadas pela Confrarias que envolvem e enfatizam aspectos culturais, económicos e históricos da região onde são promovidos.
Este II Capítulo de Entronização corresponde a um esforço de afirmação da Confraria Gastronómica de Lamego no sentido de promover Lamego e a região do Douro na recuperação e consolidação das tradições gastronómicas.
Fonte: Televisão do Douro