10 de JUNHO | “Será seguramente um momento de especial orgulho e emoção para os Lamecenses
Caríssimos Lamecenses,
A nossa cidade foi escolhida, por superior decisão de Sua Excelência o Presidente da República, Professor Doutor Aníbal Cavaco Silva, para receber, no dia 10 de Junho de 2015, as comemorações oficiais do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
A Câmara Municipal de Lamego, em nome do município, das instituições locais e de todos os Lamecenses residentes e na diáspora, manifesta a sua gratidão a Sua Excelência o Presidente da República pela distinção que confere à cidade de Lamego.
Esta escolha, honrosa para Lamego e para os Lamecenses, é também o justo reconhecimento prestado pelo mais alto magistrado da nação à importância e ao contributo dado pela cidade de Lamego, ao longo da sua história, para a constituição e preservação do espírito e da identidade nacional.
Durante os dias do evento, Lamego terá o privilégio de receber todos os altos representantes dos órgãos de soberania da nação, os embaixadores acreditados em Portugal e numerosos eminentes cidadãos nacionais, alguns dos quais serão aqui agraciados com o reconhecimento e louvor que o país lhes deve.
Este será seguramente um momento de especial orgulho e emoção para os Lamecenses, em que evocaremos as Primeiras Cortes realizadas em Lamego por D. Afonso Henriques nos primórdios da nacionalidade e o papel relevante do Bispo-Embaixador D. Miguel de Portugal na restauração da independência nacional em 1640.
Lamego e os Lamecenses estarão à altura deste desafio que pretendemos que seja um momento de afirmação da realidade económica, social e cultural da região, da nossa fidalguia e hospitalidade, das imensas capacidades e múltiplas potencialidades deste território, onde gerações sucessivas criaram, ao longo dos séculos, a paisagem cultural, evolutiva e viva que a Unesco classificou como Património da Humanidade.
O orgulho dos Lamecenses na sua história e património e nas suas notáveis instituições envolverá toda a população na realização deste evento, mostrando uma cidade ambiciosa e determinada.
Convidamos, por isso, toda a população, bem como os Lamecenses na diáspora, a acompanhar e participar no vasto programa de comemorações que acrescentarão à celebração institucional um conjunto de atividades lúdicas, desportivas, culturais e educativas promovidas pelas nossas instituições.
Estamos todos convocados para fazer destas comemorações um momento de grandeza e elevação da nossa cidade e ostentar com orgulho, nas nossas ruas, praças e monumentos, nas janelas e varandas das nossas casas, o símbolo da nossa pátria, a bandeira nacional.
A participação e o empenho de todos os Lamecenses irá tornar este momento, num evento memorável e inspirador e numa manifestação de patriotismo e de confiança no nosso futuro coletivo.
Francisco Lopes
Presidente da Câmara Municipal de Lamego