Notícias de Lamego

As Notícias do seu Concelho

Museu de Lamego expõe “Memórias de Timor”

O Museu de Lamego inaugura no próximo dia 2 de maio uma exposição que reúne um conjunto de objetos que representam as “Memórias de Timor em Lamego”. A mostra desenvolve-se em torno de réplica miniatural em filigrana de prata da casa tradicional de Lospalos, doada ao museu pela família do General Lemos Pires, último Governador português de Timor Leste. Mais uma vez, o Arquivo Museu Diocesano de Lamego abre as portas para acolher esta exposição, ao abrigo do projeto [EM]COMUM.

Museu de Lamego expõe “Memórias de Timor”

O General Mário Lemos Pires nasceu em Lamego, na Rua de Almacave, a 30 de Junho de 1930, tendo-se notabilizado por uma brilhante carreira militar. Após a independência, os timorenses presentearam-no com uma réplica de uma das mais interessantes arquiteturas populares de Timor, doada ao Museu de Lamego com o compromisso deste a expor anualmente por ocasião do aniversário da independência de Timor.

Em 2015, a Casa de Lospalos estará acompanhada de outras memórias de Timor que fazem parte do acervo do Museu de Lamego, provenientes do espólio doado pelo Comandante Humberto Leitão. A esta iniciativa junta-se ainda a Família Mascarenhas Gaivão, que mais uma vez abre a sua coleção ao olhar público.

Em exposição estarão espécies timorenses de artesanato tradicional, todas oriundas de portugueses que regressaram de Timor, até Lamego.

A exposição pode ser visitada de 2 a 31 de maio no Arquivo Museu Diocesano de Lamego, sob a capa do projeto [EM]COMUM que desde 2014 une esforços e sinergias entre o Museu de Lamego e a Diocese de Lamego. A inauguração está agendada para as 16h00.

Fonte: www.museudelamego.pt

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Reddit

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :