Notícias de Lamego

As Notícias do seu Concelho

Tarde de Arte Sacra – Paróquia de Penajóia

Penajóia cumpriu uma das atividades pastorais programadas para o Tempo da Quaresma, um evento musical – CONCERTO DE ÓRGÃO DE TUBOS – na sua Igreja do Santíssimo Salvador. Aconteceu na tarde do Primeiro Domingo da Quaresma, dia 22 deste mês de Fevereiro. A Igreja desta Paróquia, bela pela sua arte barroca e acolhedora pelo seu sentido religioso foi o espaço perfeito para que penajoienses, convidados e outros pudessem ter assistido a um momento encantador de arte musical que sensibilizou a quem ali esteve presente.

Tarde de Arte Sacra - Paróquia de Penajóia

Os organistas Pe. André Pereira e Seminarista do VI ano do Seminário Maior de Lamego, Joel Pedro Valente, ambos com percursos académicos acentuados no campo musical e currículos diversificados, tocaram-nos obras de música clássica com a mestria de melodiosos acordes muito apreciados e aplaudidos numa Igreja cheia e atenta.

O Concerto incluiu também o Grupo Coral da Catedral de Lamego presidido pelo senhor Pe. Marcos Alvim que nos deliciaram com cânticos apropriados para o momento, cânticos entoados como louvor a Deus e de alegria.

Penajóia orgulha-se de ter um órgão de grandes tradições do século XVIII, restaurado no ano 2002, e que foi obra do importante organeiro, Francisco António Soalho, construtor de outros como o órgão da Sé de Lamego, do órgão do Convento de Tibães e do de S. João de Tarouca. Depois do seu restauro, este foi o quarto Concerto realizado entre nós. Um Concerto é tempo que serve de convívio à volta de uma arte muito antiga mas sempre nova como o é a música e que nos proporciona sempre momentos de boa disposição.

Entre os convidados assistiram ao Concerto o Senhor Vigário Geral da Diocese, Monsenhor Joaquim Dias Rebelo; o Senhor Reitor do Seminário Maior de Lamego, Dr. Joaquim Dionísio; o Senhor Presidente da Junta, Dr. Romeu Sequeira; a Senhora Vereadora da Cultura do Município de Lamego, Dr.ª Andrea Santiago; a Senhora Presidente da Junta de Freguesia de Samodães, D. Alzira Sousa Coelho.

O Pároco de Penajóia, Pe. José Fernando Mendes, saudou todos com amizade e agradeceu a disponibilidade dos que contribuíram para que esta tarde tivesse sido ocasião de alegria, tempo de grande prazer espiritual.

Aos Organistas e ao Coro foram oferecidos produtos da Terra, vinho e mel assim como um lanche convívio.

Prof.ª Teresinha, in VOZ DE LAMEGO, n.º 4302, ano 85/15, de 24 de fevereiro de 2015

Fonte: www.diocesedelamego.wordpress.com

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Reddit

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :