Notícias de Lamego

As Notícias do seu Concelho

PSD diz que há melhoria clara no Hospital de Lamego

O deputado do PSD eleito por Viseu Pedro Alves considerou hoje que “há uma melhoria clara na prestação de cuidados médicos no Hospital de Lamego“, quer ao nível cirúrgico, como nas consultas externas.

PCP lamenta encerramento de cirurgia ortopédica do Hospital de Lamego

“Perante as dúvidas da oposição, procurámos saber o que se passava e saímos tranquilizados da reunião que mantivemos com o presidente do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro. Os números indicam que há uma melhoria clara na prestação de cuidados médicos no Hospital de Lamego“, alegou.

Os deputados do PSD, eleitos pelo círculo eleitoral de Viseu, reuniram-se com o presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro com o intuito de “obter indicadores concretos sobre o Hospital de Lamego“, depois de “a oposição ter lançado algum alarmismo em relação às consultas de ortopedia”.

“Constatamos que não há razões para preocupações e que até há mais valências ao serviço das populações”, sublinhou à Lusa.

Em comunicado, os deputados do PSD referem que o presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHMTAD) informou que não há qualquer perda de valências cirúrgicas no Hospital de Lamego e que, apesar do contratempo da perda de dois médicos, a cirurgia de ambulatório de ortopedia está em pleno funcionamento.

“No mesmo sentido, o presidente do CHMTAD deixou o compromisso de, em breve, concluir os procedimentos tendentes à satisfação das necessidades de pessoal. Mais informou que há um ganho de valências cirúrgicas”, acrescentam.

Aos deputados do PSD foi dito que “até 2007 o bloco operatório funcionava apenas com quatro valências (Cirurgia Geral, Ginecologia, Otorrinolaringologia e Ortopedia), dispondo agora de sete valências, acrescentadas às anteriores as de Cirurgia Vascular, Oftalmologia e Urologia”.

“Em termos gerais, antes da integração, em 2007, foram realizadas 1.625 intervenções cirúrgicas contra as 2.523 cirurgias de ambulatório de 2014”, referem.

No que concerne às consultas externas, “há também um aumento de valências de 13 para 17, que se traduzem igualmente num aumento de consultas: 23.350 consultas, em 2007, para 45.355 em 2014. Por conseguinte, este resultado traduz-se igualmente numa redução do número de urgências: 56.436, em 2007, para 40.075, em 2014”.

“Se a estes números ainda acrescentarmos as 802 sessões de hospital de dia, de psiquiatria e pedopsiquiatria e as 3.195 visitas ao domicílio, que não existiam em 2007, verifica-se um aumento e melhoria das respostas e serviços do hospital às cerca de 90.000 pessoas a que presta cuidados”, sublinham.

Os deputados do PSD foram também informados de que “não há qualquer problema com o laboratório de análises, que continua a funcionar 24 horas por dia”.

“Pode dizer-se que se reorganizaram os serviços, aumentaram as valências hospitalares, melhorou a qualidade dos serviços e que há um maior número de utentes a ter acesso aos cuidados de saúde no Douro Sul. Apesar destes resultados positivos, naturalmente que não nos resignamos com o que se tem obtido e continuaremos na primeira linha a batermo-nos pela continuada melhoria das condições saúde das nossas populações”, concluíram.

Fonte: www.noticiasaominuto.com

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Reddit

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :