Notícias de Lamego

As Notícias do seu Concelho

PCP lamenta encerramento de cirurgia ortopédica do Hospital de Lamego

O PCP lamentou hoje o encerramento da cirurgia ortopédica do Hospital de Lamego, na terça-feira, o que “vai obrigar os doentes a passear de ambulância” entre as suas terras e o hospital de Vila Real.

“Depois da cirurgia pediátrica, do funcionamento noturno do laboratório e da perda de várias valências, chegou agora a vez da cirurgia ortopédica fechar portas no Hospital de Lamego“, refere a concelhia de Lamego do PCP, em comunicado.

PCP lamenta encerramento de cirurgia ortopédica do Hospital de Lamego

A estrutura partidária considera que se confirmam assim os seus “piores receios”, ou seja, que “Lamego deixou de ter um hospital distrital para herdar um centro de saúde grande, premeditadamente transformado em entreposto de triagem à beira da (autoestrada) A24”.

“Matam-se assim, a sangue frio, as funcionalidades de um verdadeiro hospital”, critica, lamentando que os doentes fiquem sujeitos aos “inconvenientes das distâncias, da incomodidade das longas viagens, do maior afastamento em relação às suas famílias”.

O PCP adianta que vai questionar o Ministério da Saúde sobre este encerramento e pedir uma reunião urgente à administração do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD), “uma vez que está posto em causa o direito constitucional aos cuidados de saúde de proximidade da população”.

Contactado pela agência Lusa, o conselho de administração do CHTMAD informou que, “em termos de ambulatório, nunca houve encerramento do Serviço de Ortopedia na unidade hospitalar de Lamego”.

“As consultas mantiveram o movimento assistencial normal e, apenas, temporariamente, foi cancelada a atividade cirúrgica nesta especialidade”, esclareceu.

Segundo o conselho de administração, isto aconteceu “devido à reorganização do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do CHTMAD, E.P.E, tendo em conta a aposentação de um médico e a saída de um outro”.

“Para colmatar este constrangimento, estão já concursados dois novos médicos especialistas de ortopedia”, acrescentou.

O conselho de administração adiantou ainda que “a reativação da cirurgia de ambulatório em ortopedia na unidade hospitalar de Lamego está já confirmada para a próxima semana”.

“Nunca foi intenção fechar qualquer tipo de atividade do Serviço de Ortopedia nesta unidade hospitalar”, garantiu, sublinhando que o objetivo é a “melhoria contínua, oferecendo mais e melhores cuidados à população”.

Fonte: www.noticiasaominuto.com

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Reddit

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :