“Viagem ao Oriente” em exposição em Goa – Museu de Lamego
“Viagem ao Oriente”, que reúne um excecional núcleo de fotografias do século XIX, partiu para Goa onde ficará patente de 20 de fevereiro a 10 de março. A mostra, que resulta do projeto do Museu de Lamego de identificação e inventário de espólios fotográficos familiares do Douro, promete mais uma vez transportar os visitantes para um novo mundo, no auge da descoberta e do fascínio da Europa pelo Oriente.
Organizada pela Sociedade Lusófona de Goa, em colaboração com o Museu de Lamego e Direção Regional de Cultura do Norte, com a Directorate of Art and Culture (Goa), Goa Tourism Development Corporation e a Fundação Oriente, “Viagem ao Oriente” integra o primeiro “Festival da Lusofonia Goa 2015”.
Com um programa vasto que se desenrola ao longo de cerca de um mês e que visa promover a cultura dos países lusófonos, os organizadores consideram a exposição do Museu de Lamego o ponto alto do Festival, por proporcionar uma viagem no tempo e no espaço, do Cairo a Jacarta, do Egito das pirâmides e do deserto aos príncipes de Java, passando através do Canal do Suez, Port Said, o Mar Vermelho, o Oceano Índico, a Índia e as colónias portuguesas, Bombaim e Ceilão, Timor, Java e as Índias Holandesas.
Paisagens, ambientes urbanos, arquiteturas, grandes obras de engenharia, o passado, opresente e a construção do futuro desfilam de fotografia em fotografia, numa coleção redescoberta na família duriense Mascarenhas Gaivão.
“Viagem ao Oriente no séc. XIX” esteve patente em 2014, de 8 de junho a 14 de setembro. A itinerância leva-a agora para outras paragens, nada mais nada menos que o próprio Oriente.
Saiba mais em http://lusophonegoa.org/pt/2015/02/lusofonia-festival-goa-2015/
Fonte: www.museudelamego.pt