Projecto “Reintegr’Arte” no Estabelecimento Prisional de Lamego
O Estabelecimento Prisional Regional de Lamego abriu as portas a um projeto inédito de intervenção cultural denominado “Reintegr’Arte”, que tem o objetivo de promover a arte como um instrumento de reintegração social dos reclusos.
A cerimónia que contou com a presença de Miguel Alves, Director do estabelecimento Prisional, Andrea Santiago, Vereadora da Cultura da Câmara de Lamego e de Vitor Rebelo, Director da Biblioteca de Lamego, foi marcada pelo lançamento de uma publicação que suporta este projecto de reintegração social.
O livro agora apresentado, da autoria do professor/escritor lamecense Fernando Branco Marado, contou com a participação de um grupo de reclusos, que no próximo dia 7 de Março, vão subir ao palco do Teatro Ribeiro Conceição, para interpretar os textos agora publicados.
Com a actualidade preenchida por notícias marcantes que poderiam servir de tema a este projecto, Fernando Marado preferiu abordar, de forma descontraída e divertida, um conto tradicional.
Para o professor/escritor Fernando Marado, este projecto constituiu uma nova, mas muito marcante, experiência profissional.
O projecto Reintegrar-te contou com a colaboração e participação activa de um grupo de reclusos através da realização de atividades de escrita criativa.
O Projecto Reintegrar-te, que vai subir ao palco do Teatro Ribeiro Conceição no dia 7 de Março, visa promover a cidadania, a justiça, o gosto pelo trabalho, como valores essenciais, descobrindo novas estratégias de abordagem de reintegração social, através da exploração da criatividade e reconhecimento das capacidades dos reclusos, numa dimensão artística, sensibilizando a sociedade para a problemática do mundo prisional.
Fonte: Televisão do Douro