“INventa MUSEU” divulga trabalho de inventário
No arranque de 2015, o Museu de Lamego lança mais uma edição online, cumprindo desta forma o seu grande objetivo de desenvolvimento de um programa de publicações em linha, alargado e gratuito. Agora é a vez da Secção de Inventário do Museu ter um espaço de divulgação e partilha, enquanto pilar fundamental da atividade museológica.
A abertura no site do Museu de Lamego deste espaço visa divulgar um trabalho que muitas vezes se fica pelos bastidores, mas que é fundamental na conservação das coleções e na produção de informação relevante, imprescindível na realização de exposições e com consequências na divulgação dos acervos e no reforço do relacionamento do Museu com os seus públicos.
Instrumento primordial na abordagem dos objetos e das coleções, a partir do qual se definem e desenvolvem as tarefas de conservação, estudo e divulgação, o trabalho de inventário é também o garante da posse jurídica e da preservação da informação, onde o objeto se assume simultaneamente como uma entidade individual e única e uma realidade complexa e plural.
A ação da secção de Inventário do Museu de Lamego desenvolve-se assim no âmbito da política museológica e da missão assumida pelo Museu de Lamego e respectiva tutela, numaprática orientada por três vectores essenciais: registo/inventário de aquisições, doações, legados, revisão do acervo do Museu já inventariado e o registo/inventário/conservação de coleções de interesse histórico, cultural e artístico de foro privado.
É nesta esfera que se move toda a atividade da Secção de Inventário, que a partir de agora passa a ter um instrumento de comunicação privilegiado. O primeiro número da revista centra-se no estudo de uma Cruz Relicário indo-portuguesa, datada do séc. XVII/XVIII, revestida de placas e incrustações em madrepérola, proveniente do Cabido da Sé de Lamego.
Sem periodicidade e formato fixos, dado que o contínuo trabalho de inventário alterna o seu ritmo consoante a natureza e complexidade de cada bem inventariado, a INventa MUSEUpode ser consultada em http://bit.ly/INventaMUSEU1.
Fonte: www.museudelamego.pt