Criminalidade diminuiu 14,77% na área de intervenção da PSP de Viseu
O comandante distrital de Viseu da PSP, Victor Rodrigues, anunciou hoje que no ano passado a criminalidade diminuiu 14,77% nas duas cidades da sua responsabilidade, comparativamente a 2013.
“Na cidade de Viseu diminuiu 13,41% e na cidade de Lamego diminuiu 22,86%”, afirmou Victor Rodrigues, durante a cerimónia comemorativa do 138.º aniversário do comando distrital da PSP.
Segundo o comandante, “no que diz respeito à criminalidade violenta e grave, verifica-se uma forte diminuição (41%), de 116 crimes em 2013 para 68 em 2014”.
Quanto aos crimes que resultaram diretamente da proatividade da PSP, como os de desobediência ou de coação sobre funcionário, “verifica-se uma estabilização de valores, tanto na cidade de Viseu como na de Lamego, embora com uma ligeira redução”.
Referindo-se apenas aos furtos, a tipologia de crimes mais frequente, Victor Rodrigues disse que se verificou “também uma forte redução”, de 824 em 2013 para 575 em 2014, registada quer em Viseu, quer em Lamego.
O comandante realçou o esforço feito durante o ano passado para aumentar o número de operações, que acredita estar “diretamente relacionado com a diminuição da criminalidade e com o aumento do número de detidos”.
No que respeita às armas e explosivos, “houve um esforço no aumento do número de ações de fiscalização de 170 para 184”. O mesmo aconteceu na fiscalização de estabelecimentos, com “um aumento do número de operações de 444 para 663”, acrescentou.
No trânsito, área que, segundo Victor Rodrigues, “é o grande ónus de algum mal-estar da população relativamente à intervenção das forças de segurança”, também houve um aumento, de 770 para 805 operações (18%).
“Foram controladas por radar 54.331 viaturas, das quais resultaram 2.453 autos por excesso de velocidade. Estamos em crer que este incremento do número de operações, e consequentemente de viaturas fiscalizadas, contribuiu decisivamente para a redução do número de acidentes e feridos graves”, considerou.
A PSP de Viseu registou ainda um aumento, embora ligeiro, do número de detenções.
Segundo o comandante, “nas detenções por álcool houve um incremento de 147 em 2013 para 173 em 2014 (17,69%), o que não é de estranhar tendo em atenção o maior número de viaturas fiscalizadas”.
“No entanto, em termos de condução ilegal houve uma diminuição, o que demonstra, tendo em atenção que o número de operações de controlo de condutores aumentou, uma maior preocupação dos cidadãos nesta matéria”, acrescentou.
Nas detenções por tráfico de droga, registou-se um aumento de 35 para 39, tendo sido mais significativo em Lamego (de seis detidos em 2013 para 14 em 2014).
“Não que Lamego tenha um grave problema nesta área, mas porque em virtude de ter havido um concurso próprio para reforçarmos a divisão policial de Lamego, houve hipótese de reforçarmos também a investigação criminal naquela cidade, o que produziu efeitos”, justificou.
Na opinião de Victor Rodrigues, “atendendo à situação económica e social e ao desenvolvimento das cidades de Viseu e de Lamego, com consequente aumento da população”, estes números “demonstram que a criminalidade na área da responsabilidade da PSP está devidamente controlada e não é de maneira nenhuma preocupante”.
“Estes resultados têm mais relevo se pensarmos que o quadro orgânico do comando de Viseu se encontra extremamente deficitário e, se no passado isso se verificava essencialmente na divisão policial de Lamego, hoje teremos que dizer que também em Viseu tal se verifica”, frisou.
O comandante reiterou que, à falta de efetivos, se junta “uma média de idades de cerca de 48 anos, o que indicia, numa profissão tão exigente, um grande desgaste físico e psicológico do pessoal e conduz a uma maior taxa de absentismo”.
Fonte: www.portocanal.sapo.pt/