Notícias de Lamego

As Notícias do seu Concelho

Lamego entre as três melhores na iluminação pública sustentável

O projecto de iluminação do Escadório do Santuário da Nossa Senhora dos Remédios e a requalificação do espaço público do Eixo Barroco valeram à cidade de Lamego o terceiro lugar nos Prémios Internacionais Auroralia. O primeiro lugar desta competição, que reconhece as melhores iniciativas urbanas na área da iluminação sustentável, foi atribuído a Eindhoven, na Holanda.

Lamego entre as três melhores na iluminação pública sustentável

No caso português, a chave para o sucesso foi a utilização da tecnologia LED, que permitiu uma poupança energética de 70% (mais de 48,5 MWh anuais). Num período de 15 anos, este número representará uma poupança de cerca de 100 mil euros na factura energética da cidade. Para além disso, a iniciativa vai permitir a redução da emissão de perto de 21 toneladas de CO2/ano e minimizar a utilização de equipamento tóxico.

“Integrando a tecnologia mais moderna para reduzir a pegada ambiental da cidade, as novas luminárias e o sistema de controlo de iluminação de Lamego foram cuidadosamente escolhidos para garantir um resultado estético em consonância com o património arquitectónico criando uma nova e admirável visão nocturna na cidade. Instalando luminárias LED com um sistema de telegestão que gere o fluxo luminoso durante a noite, esta cidade portuguesa reduziu o consumo de energia em 70% e as emissões de CO2 em quase 21 toneladas por ano, nesta instalação”, explica Susana Ferreira, da Schréder Portugal, uma das organizadoras do Prémio.

“Tanto o Eixo Barroco, como o Escadório do Santuário da Nossa Senhora dos Remédios são áreas consideradas premium, de grande herança histórica, cultural e comercial e que ajudam a revitalizar o turismo, criando espaços públicos seguros e atractivos para residentes e visitantes”, acrescenta a especialista.

Para além de Lamego e Eindhoven, o Prémio Aurolalia distinguiu, no segundo lugar, Málaga, em Espanha. A cidade de Stutterheim, na África do Sul, teve direito a uma Menção Especial.

Lamego entre as três melhores na iluminação pública sustentável

Organizado pela Schréder e pela rede internacional de cidades LUCI (Lighting Urban Community International), o Prémio Aurolalia tem como missão distinguir os melhores exemplos de iluminação pública sustentável implementados nas cidades. Este ano, a cerimónia de entrega dos prémios teve lugar durante o Festival Anual de Luz, que aconteceu a 6 de Dezembro em Lyon, França. Mais de 100 profissionais do sector da iluminação estiveram presentes, assim como representantes municipais, arquitectos e urbanistas.

Fonte: www.smart-cities.pt

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Reddit

2 Comments

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :