Lamego apela à recolha de memórias pessoais da I Guerra Mundial
O Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa, em parceria com a Câmara Municipal de Lamego, está a desenvolver neste concelho o Programa “Portugal 1914-1918” que visa sensibilizar a população para a importância da memória e da sua preservação em relação à I Guerra Mundial, bem como ampliar os recursos partilhados, nomeadamente os referentes a Lamego.
Sabendo que alguns dos soldados que participaram nesta Grande Guerra partiram deste concelho, a autarquia solicita que qualquer nota de memória pessoal (histórias ouvidas, fotografias, postais, cartas, medalhas, fardas, entre outros testemunhos) na posse dos seus descendentes, seja partilhada com a Câmara Municipal, através da sua Biblioteca Municipal. Os contactos são os seguintes: tel. 254 614 013 e biblioteca@cm-lamego.pt.
O Programa “Portugal 1914-1918” é constituído por três projetos autónomos: o Projeto Portal Portugal 1914-18 – www.portugal1914.org, que disponibiliza, em acesso livre e aberto, informação e documentos sobre a história de Portugal e a Grande Guerra, salientando o impacto do conflito no quadro local; o Projeto Memórias da I Guerra Mundial 1914-1918 –www.facebook.com/memoriasdaguerra, que visa conhecer e contar a história dos soldados que foram para a guerra, os seus percursos, os dos seus familiares e de todos os que ficaram e, naturalmente, os impactos da guerra na desestruturação das famílias; e o Projeto Dias da Memória, atividade destinada a recolher testemunhos, conhecer histórias, peças ou documentos sobre a participação de portugueses na I Grande Guerra.
Fonte: www.cm-lamego.pt