Confraria dos vinhos do Douro
Assembleia Solene Cerimónia de Entronização no dia 08 de Novembro de 2014.
Amigos Confrades.
É com muita alegria que venho informar e levar até vós o programa da Solene Cerimónia de Entronização da nossa Confraria!
Este ano com um particular acontecimento, o facto de, ao contrário dos Hábitos da Confraria, toda a Cerimónia decorre na cidade de Lamego.
Para aqueles que estiveram no último Capítulo receberam por parte da Câmara Dionisíaca as razões desta alteração e que rapidamente passo a explicar: Prende-se essencialmente pelo facto de este ano termos por parte da Diocese de Lamego a aceitação do nosso “reconhecimento” pela grande obra que ao longo dos séculos fez em prole desta Região, dos seus homens e porque não das vinhas e do vinho, ao receberem de “braços abertos” esta homenagem que a Confraria pretende fazer ao distinguir esta grande entidade que é a Diocese com o grau mais alto da nossa Confraria – Confrade Honorário Arrais.
Assim vamos ter a presidir á Cerimónia religiosa, Sua Excelência Reverendíssima o Bispo Emérito de Lamego, Senhor D. Jacinto Tomás Botelho na Sé de Lamego.
Parece-nos que não fazia sentido após a Cerimónia religiosa deslocarmo-nos para a Régua!
Assim o programa está definido, para o dia 08 de Novembro:
10:30 – Santa Missa na Sé Catedral de Lamego (presidida por Sua Excelência Reverendíssima D. Jacinto Botelho), com a bênção das Tamboladeiras.
Nota protocolar:
Durante toda a Cerimónia religiosa os homens estarão com a cabeça descoberta (sem chapéu) ao contrário das Senhoras que estarão sempre com o chapéu.
11:30 – Desfile avenida até á Estatua do Soldado Desconhecido (caso as condições climatéricas o permitam)
12:00 – Solene Cerimónia de Entronização Presidida pelo Mestre Patrão da Confraria dos Vinhos do Douro, no Teatro de Lamego (Ribeiro da Conceição)
13:30 – Almoço na Escola de Hotelaria de Lamego
Apelo a todos, mas mesmo todos, os Confrades que tenham a grande honra de estarem presentes no momento mais alto anual da nossa Confraria!
Tenho a firme convicção que teremos uma grande Cerimónia que permanecerá para sempre na nossa memória.
Oportunamente será enviado o programa final.
Aceitem meus Confrades o protesto da minha estima e admiração, com as saudações báquicas.
Museu do Douro, 07 de Outubro de 2014.
O Mestre Procurador:
(J. Girão de Azeredo)
Fonte: www.dodouro.com