Douro Património Mundial – Consonâncias e Dissonâncias
O Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego participou, com alguns alunos, num concurso promovido pela Liga dos Amigos do Douro Património Mundial, no ano letivo 2013/2014. Alguns alunos do 5º ano B escreveram textos literários sobre o tema proposto “Douro Património Mundial – Consonâncias e Dissonâncias”, de acordo com materiais fornecidos pela LAPDM. Apesar de ainda muito jovens e o tema um pouco difícil, os alunos pesquisaram, observaram e refletiram sobre os aspetos relevantes da região em que vivem e …a obra nasceu.
No dia 20 de setembro de 2014, foi o dia tão esperado! Uma aluna, Maria Beatriz Fonseca, foi premiada com um tablet, uma vez que o seu texto “Um paixão eterna” foi reconhecido pelo júri com elevada qualidade, na categoria de texto literário. A cerimónia decorreu no Museu do Douro, com a participação de outros alunos da turma e de várias escolas da região. Foram presenteados com um concerto, o almoço no Museu do Douro, uma viagem de comboio até ao Pinhão e uma viagem de barco no regresso ao Peso da Régua. Os alunos ficaram encantados com tudo o que os responsáveis por este projeto lhes proporcionaram e, para acabar o dia totalmente dedicado ao Douro, no cais da Régua foram recebidos por figurantes que a todos deram a conhecer Dona Antónia (a Ferreirinha), o seu marido e administrador do negócio do vinho do Porto, o Conde de Forrester e os trabalhadores das vinhas daquele longínquo século XIX. Todos ouviram e saborearam as suas representações.
Foi um dia perfeito! Valeu o esforço e o estudo que fizeram para este projeto e com resultados de muito mérito. As famílias dos alunos que participaram também estiveram presentes, assim como o senhor Presidente da Associação de Pais do AELC e professores da turma.
Se não conhecermos aquilo que nos identifica aqui tão próximo, nada poderemos conhecer do mundo!
Fonte: www.facebook.com/aelc.lamego