Percurso Pedestre – Rota dos Remédios – 24 de agosto de 2014
A secção de pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego em colaboração com: Centro Municipal de Marcha e Corrida de Lamego; Lamego Convida; Ginásio House Of Fitness; Grupo Caminhar – Facebook ; Amigos de Ferreiros A.C.D; Revista – “O Praticante” ; Inovterra – Associação para o Desenvolvimento local, Parque Biológico da Serra das Meadas e Câmara Municipal de Lamego, realiza no dia 24 de Agosto, pelas 9:00 horas, a “Rota dos Remédios“.
Este trilho, situa-se na Serra das Meadas, sendo um percurso agradável, de baixa dificuldade, com a particularidade de integrar o Parque Biológico. Não perca esta oportunidade! Caminhe connosco no meio da Natureza, admirando as principais espécies de fauna e flora da nossa região.
“Em pleno coração da Serra das Meadas, deixando para trás o buliço da cidade de Lamego, ergue-se uma mancha florestal de 50 hectares de terreno completamente arborizada por dezenas de espécies.
A quietude do silêncio é por vezes interrompida pelo grasnar dos gansos ou pelo piar dos faisões. De vez em quando, surge entre os arbustos um veado ou um muflão, enquanto que uma pequena vara de javalis continua calmamente a tomar o seu banho de lama.
À partida, este pedaço de território é igual a tantos outros, mas uma inscrição que encima um grande pórtico situado numa das suas margens desmente esta aparência. Estamos no Parque Biológico da Serra das Meadas.
Inaugurado a 5 de Junho de 2002, este espaço cedo se tornou no maior centro pedagógico ambiental da região e um dos mais importantes santuários de espécies animais e vegetais. Por aqui, já passaram muitos milhares de pessoas, sobretudo crianças e jovens, sensibilizadas para as problemáticas ambientais e ansiosas por contactar de perto com uma enorme variedade de animais. Entre os pinheiros e os carvalhos, que compõe a maior parte da floresta autóctone, é possível admirar gamos, cavalos, patos-reais, corujas do mato, perdizes, raposas e águias de asa redonda, entre muitos outros.” (in Câmara Municipal de Lamego)
Responsabilidade dos Participantes
Material individual necessário às condições do percurso e meteorológicas;
Condição física e estado de saúde em conformidade com as exigências da caminhada;
Seguro de acidentes pessoais.
PROGRAMA
Horário:
9:00 – Concentração junto ao Pavilhão Álvaro Magalhães
9:20 – Deslocação em viaturas dos participantes para o Parque das Merendas da Serra das Meadas (junto aos tanques e antigos viveiros florestais)
9:40 – Início da caminhada;
13:00 – Chegada
FICHA TÉCNICA DO PERCURSO
Percurso: Circular – Integralmente na Serra das Meadas com passagem pelo parque biológico
Distância: cerca de 10 km
Tempo de deslocamento previsto: cerca de 3 horas e meia
Grau de dificuldade: Baixo
Caminho: Maioritariamente em terra batida
CONSELHOS:
Leve merenda e água;
Utilize um bastão de caminhada, que ajuda nos apoios em zonas mais complicadas;
Não atrase o andamento do grupo com paragens desnecessárias;
Leve máquina fotográfica.
Evite barulhos e atitudes que perturbem a paz do local;
Deite o lixo apenas nos locais apropriados;
Observe a fauna à distância, se possível com binóculos;
Não colha ou danifique plantas ou quaisquer formações geológicas;
Respeite a propriedade privada;
Seja afável com os habitantes locais, esclarecendo quanto à actividade em curso e às marcas do trajecto.
Compareça, não necessita de inscrição.
Fonte: www.tenisclubelamego.com/