Notícias de Lamego

As Notícias do seu Concelho

Número de desempregados diminui na maioria dos concelhos da região

O número de desempregados diminuiu ao longo do primeiro semestre de 2014, de acordo com os dados publicados pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional. Este facto foi comum aos diferentes espaços territoriais ainda que os ritmos de diminuição tenham sido diferenciados.

Número de desempregados diminui na maioria dos concelhos da região

Com exceção da Região do Douro, todos os restantes espaços territoriais verificaram diminuições inferiores à média do Continente. Verificou-se ainda que a tendência de diminuição ocorreu mais tarde nos territórios do Norte Interior. Quando analisamos o peso relativo do número de desempregados inscritos na População Ativa de 2011 constatamos que todos os territórios considerados apresentam taxas superiores à média do Continente. A Região do Douro, apesar da recuperação verificada ao longo do trimestre, apresenta-se com a taxa mais elevada.

A variação do peso do desemprego masculino no desemprego total sofreu oscilações ao longo do semestre, como se pode verificar pelo gráfico respetivo. A oscilação é comum aos diferentes territórios e começa por crescer no início do semestre, tendência invertida na segunda metade deste período. Importa salientar que o desemprego masculino apresenta sempre taxas inferiores a 50% a que corresponde a conclusão de que o desemprego feminino é aquele que maior peso tem no total. A Região do Douro é aquela em que o desemprego feminino apresenta valores mais elevados.

Os dados relativos ao “desemprego de longa duração” continuam a mostrar-se bastante preocupantes. Oscilam em torno dos 50% e com tendência de crescimento. Com exceção do Distrito de Vila Real, todos os restantes territórios apresentam taxas superiores à média do Continente. A distribuição dos desempregados inscritos de acordo com os respetivos grupos etários apresenta, no primeiro semestre de 2014, uma evolução comum a todos os territórios. Verifica-se uma diminuição do peso dos jovens e um crescimento do peso dos desempregados acima dos 35 anos.

Relativamente aos escalões de escolaridade verifica-se também uma variação relativamente próxima entre os diferentes territórios. Os níveis de escolaridade inferiores apresentam um crescimento do seu peso no total de desempregados, contraposto com uma redução nos níveis superiores. As variações mais sensíveis ocorrem no escalão “superior”, no sentido da diminuição do peso, e no escalão do “1º ciclo” no que se refere ao aumento.

Os dados recolhidos junto do Instituto de Emprego e Formação Profissional permitem ainda realizar uma análise mais “fina”, ao nível do Concelho. Desde logo que, na grande maioria dos Concelhos da Região Norte Interior, se verificou, ao longo do primeiro semestre de 2014, uma diminuição do número de desempregados inscritos face a dezembro de 2013.
Os Concelhos onde se verificou uma maior diminuição, em valor absoluto, foram Vila Real, Lamego, Chaves e Bragança, ou seja e como seria de esperar, os Concelhos de maior dimensão. Já em termos relativos as maiores diminuições ocorreram em Penedono, Moimenta e Tabuaço.

Foram poucos os Concelhos onde ocorreu um aumento do número de desempregados inscritos – apenas 6. De entre eles destaca-se Mogadouro, onde o aumento foi de 79 desempregados, correspondendo a 17% do nº de desempregados inscritos em dezembro de 2013.

Os concelhos de Lamego, Tabuaço e Mesão Frio foram os que apresentaram taxas mais elevadas – maior desemprego relativo. Tabuaço viu reduzida esta taxa no mês de junho, sendo ultrapassada por Freixo de Espada à Cinta.

As taxas mais reduzidas ocorreram principalmente nos Concelhos de Miranda do Douro e V. N. de Foz Côa. Recorde-se que a média deste indicador no Continente foi, em junho de 2014, de 12,1%. A taxa de desemprego nacional, em junho de 2014, foi quantificada pelo INE em 13,9%.

Fonte: www.noticiasdevilareal.com

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Reddit

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :