Notícias de Lamego

As Notícias do seu Concelho

Museu de Lamego divulga “Em Imagens” escultura e epigrafia

O “Museu em Imagens” está a chegar ao fim, mas ainda a tempo de divulgar a sua coleção de Escultura e Epigrafia. O fim de semana de 29 e 30 de agosto marca o encerramento desta rubrica, no âmbito da programação de verão a decorrer no Pátio do Museu. A entrada é livre.

Museu de Lamego divulga “Em Imagens” escultura e epigrafia

De entre a coleção, merece especial destaque uma arca tumular do séc. XIV, em granito, classificada de Tesouro Nacional, com uma cena de montaria e caça ao javali que consegue transportar para o granito uma cena plena de movimento.

Tradicionalmente indicada como a arca onde terão sido depositados os restos mortais de D. Teresa Anes de Toledo, terceira mulher do Conde Pedro Afonso, tumulado na igreja do Mosteiro de São João de Tarouca, onde estaria originalmente a arca tumular em causa, muitas têm sido as vozes que vêm contradizendo esta teoria, a que se alia a cena cinegética, tida como pouco provável no túmulo feminino.

Esta e outras esculturas estarão em destaque no último “Museu em Imagens”, a que se junta alguma epigrafia que deu entrada na coleção do Museu no século XX.

Ao todo foram seis as coleções que deram forma a esta rubrica, que pretendeu trazer até ao público uma seleção de registos que traduzem a riqueza das coleções à guarda do Museu.

Quinzenalmente, em grande formato, uma projeção ganhou forma no interior do Pátio do Museu, apelando à curiosidade, deixando o convite à visita, divulgando um património único.

O papel de parede chinês, as tapeçarias flamengas, as pinturas de Vasco Fernandes, os retábulos barrocos e os azulejos do séc. XVII foram as primeiras coleções a ser projetadas no pátio.

No último fim de semana de agosto, serão a escultura e a epigrafia a encerrar o “Museu em Imagens”.

Fonte: www.museudelamego.pt

 

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Reddit

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :