Notícias de Lamego

As Notícias do seu Concelho

Museu de Lamego divulga “Em Imagens” azulejos do séc. XVII

Depois do papel de parede chinês, das tapeçarias flamengas, das pinturas de Vasco Fernandes e dos retábulos barrocos, chega agora a vez dos painéis de azulejos do séc. XVII tomarem forma em mais um “Museu em Imagens”. A projeção está agendada para o fim de semana de 15 e 16 de agosto. A entrada é livre.

Museu de Lamego divulga “Em Imagens” azulejos do séc. XVII

O conjunto de painéis de azulejos foi encontrado na segunda década do século passado a forrar uma das salas do Palácio de Valmor em Lisboa e oferecidos na época pela proprietária ao Museu de Lamego.

De forte policromia, onde a influência oriental é visível ao nível da composição e decoração ornamental, os seis painéis de azulejos datados do século XVII são, desde 2006, Tesouros Nacionais. Dos seis classificados, dois permanecem no Museu Nacional do Azulejo.

Após um complicado inventário judicial, que chegou a motivar um requerimento da proprietária ao Ministério da Educação Nacional, evocando os motivos da doação ao Museu de Lamego, os azulejos acabaram por dar entrada no espólio do Museu a 16 de agosto de 1962.

Quinzenalmente, em grande formato, uma projeção ganha forma no interior do Pátio do Museu, apelando à curiosidade, deixando o convite à visita, divulgando um património único.

Depois dos painéis de azulejos, a 15 e 16 de agosto, será a vez, no último fim de semana do mês, da escultura e epigrafia, logo a seguir à exibição dos filmes do Ciclo de Cinema a decorrer no Pátio.

Fonte: www.museudelamego.pt

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Reddit

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :