Mário Augusto encerra Ciclo de Cinema do Museu de Lamego
O Ciclo de Cinema do Museu de Lamego chega ao fim no próximo dia 29 de agosto. Na segunda edição, o evento, que trouxe ao Pátio uma seleção de filmes tendo por tema o próprio cinema, o seu processo de criação e o imaginário em que se move, encerra com a presença de Mário Augusto e a sua “Janela Indiscreta”. O especialista em cinema irá partilhar experiências, curiosidades, ideias, numa mesa redonda que antecede a exibição do último filme do Ciclo, “A Rosa Púrpura do Cairo”. A entrada é livre.
Está assim lançado do mote para uma noite inteiramente dedicada ao cinema, com arranque marcado para as 21h30, no Pátio do Museu.
Mário Augusto é jornalista desde 1986. Colaborou com diversos jornais, designadamente “O Comércio do Porto”, “Êxito”, “Sete”, Revista “Sábado”, passou pela “Rádio Comercial”, “Rádio Renascença”, “RDP Antena 1” e “Antena 3” e foi fundador da “Rádio Nova”, em 1989.
É desde 1988 jornalista e apresentador de televisão na área da informação cinematográfica, tendo-se ainda destacado em Grandes Reportagens, com destaque para a investigação sobre a emigração portuguesa na Califórnia e Havai (1997). “Mandem Saudades” ganhou o prémio de reportagem da Fundação Luso Americana para o desenvolvimento.
Apresenta desde 2010 o magazine de televisão “Janela Indiscreta” e, em breve, realizará a sua primeira curta metragem.
Com uma vasta experiência, Mário Augusto aceitou o desafio e junta-se assim à segunda edição do Ciclo de Cinema do Pátio do Museu que não termina sem a exibição de “A Rosa Púrpura do Cairo” de Woody Allen, apontando como o filme preferido do realizador de quem não é seu fã.
“A Rosa Púrpura do Cairo” desenrola-se durante a depressão dos anos 30 do século passado. Cecília (Mia Farrow) é uma mulher insatisfeita com a sua vida. Refugia-se por isso na sala de cinema, onde assiste repetidamente aos mesmos filmes. Um dia um dos personagens do filme “The Purple Rose of Cairo” sai da tela para conversar com ela…
O Ciclo de Cinema do Museu de Lamego, que resulta de uma parceria entre o Museu de Lamego, o Teatro Ribeiro Conceição e a FNAC e a que se juntaram a CineBox, a Ydentik, Perfume Bar Concept de Viseu, a Optica Parente de Lamego, o GEC-Gabinete de Engenharia Civil, o Hotel Lamego, o Município de Lamego e o Teatro de Vila Real, trouxe nesta edição ao Pátio “Cinema Paraíso”, “Lisbon Story”, “Fellini 8 ½”, “Holly Motors” e agora “A Rosa Púrpura do Cairo”, numa edição que contou com o comissariado de Maria Pires Cameira, jovem lamecense entusiasta da sétima arte.
FICHA TÉCNICA
A Rosa Púrpura do Cairo
De Woody Allen
Com Danny Aiello, Jeff Daniels, Mia Farrow, Van Johnson
Estados Unidos da América, 1985 – 84 min.
Sinopse:
“Um dos melhores filmes sobre filmes alguma vez feito” (Time Magazine), A Rosa Púrpura do Cairo, de Woody Allen liberta-se da convenção do olhar cinematográfico para criar uma fábula mágica e “inebriante” (Cosmopolitan) sobre a vida, o amor, a ilusão e a esperança. Com Mia Farrow, Jeff Daniels, Danny Aiello e Diane Wiest, este filme nomeado pela Academia*, mostra Allen “no pico da sua imaginação e compaixão ao registar a magia do cinema” (Screen International) em todo o seu esplendor! A solitária empregada da era da Depressão, Cecilia (Farrow) encontra-se completamente viciada em filmes de Hollywood. Fascinada pelo seu novo filme favorito A Rosa Púrpura do Cairo, Cecilia fica espantada quando o protagonista (Daniels) sai de repente do ecrã para a conhecer. Arrebatada pelo seu charme, Cecilia apaixona-se por ele – até conhecer o ator real que representa a personagem. Apaixonada simultaneamente por uma personagem de ficção e por um ator famoso, Cecilia esforça-se por encontrar a fronteira entre a realidade e fantasia, que tal como irá descobrir, encontra-se muitas vezes à distância de um sentimento (Fonte: FNAC).
Fonte: www.museudelamego.pt