Notícias de Lamego

As Notícias do seu Concelho

“Lisbon Story” no Pátio do Museu de Lamego a 8 de agosto

Teresa Salgueiro com os Madredeus, Manoel de Oliveira e Canto e Castro são alguns dos protagonistas de Lisbon Story. Com realização de Wim Wenders, o filme que resultou de uma encomenda de Lisboa 94 Capital Europeia da Cultura chega ao Pátio do Museu no próximo dia8 de agosto para mais uma projeção do Ciclo de Cinema 2014A entrada é livre.

“Lisbon Story” no Pátio do Museu de Lamego a 8 de agosto

“Lisbon Story” conta a história do engenheiro de som Philip Winter que viaja de Frankfurt para Lisboa para ajudar o seu amigo e realizador Friedrich Monro. Quando chega à capital portuguesa, Philip encontra apenas o material de trabalho abandonado, uma película inacabada, imagens sem som recolhidas nas ruas de Lisboa… Encantado com a cidade, deambula pelas ruas de microfone na mão. Conhece os Madredeus e a sua bela cantora, Teresa, a que não fica indiferente. Com Manoel de Oliveira, fala de Deus, da arte e do cinema…

Este é o segundo de cinco filmes que vão preencher as noites de sexta-feira durante todo o mês de agosto, num Ciclo que encerrará com a presença de Mário Augusto, com o apoio do programa televisivo Janela Indiscreta.

Numa parceria entre o Museu de Lamego, o Teatro Ribeiro Conceição e a FNAC, muitas foram as entidades que se associaram ao projeto e que o tornaram possível, nomeadamente a CineBox, a Ydentik, Perfume Bar Concept de Viseu e a Optica Parente de Lamego. A iniciativa contou ainda com o apoio do GEC, Gabinete de Engenharia Civil, Hotel Lamego, Município de Lamego e Teatro de Vila Real.

Os eleitos desta segunda edição são “Cinema Paraíso” de Giuseppe Tornatore a 1 de agosto, “Lisbon Story” de Wim Wenders a 8 de agosto, “Fellini 8 ½” de Federico Fellini a 15 de agosto, “Holy Motors” de Leos Carax a 22 de agosto e, por fim, “A Rosa Púrpura do Cairo” de Woody Allen a 29 de agosto.

A exibição dos filmes está agendada para as 21h30.

FICHA TÉCNICA

Lisbon Story

De Wim Wenders

Com Canto e Castro, Manoel de Oliveira, Patrick Bauchau, Rüdiger Vogler, Teresa Salgueiro

Alemanha, 1994 – 105 min.

 

Sinopse:

Debaixo de um monte de cartas está um lacónico, porém imperativo, telegrama: o engenheiro de som Philip Winter tem que viajar até Lisboa para ajudar o seu amigo Friedrich Monroe, que está a rodar um filme naquela cidade.Com um pé engessado, Winter atravessa a Europa de norte a sul até chegar à capital portuguesa, só que já é um pouco tarde demais: Friedrich desapareceu. Na grande casa onde vivia, o realizador não deixou mais do que uma película inacabada, imagens sem som recolhidas nas ruas de Lisboa com uma velha câmera de filmar, como a de Buster Keaton em The Cameraman. Pacientemente, Winter decide pôr o som nas imagens: encantado com a cidade, deambula pelas ruas de microfone na mão, atrás das filmagens do amigo. Entretanto conhece os Madredeus e a sua bela cantora, Teresa, a que Winter não fica indiferente. O grupo tinha alojado o cineasta e, antes deste partir, tinha mesmo chegado a compor a música para o seu filme. Winter trava ainda conhecimento com o realizador Manoel de Oliveira com quem fala de Deus, da arte e do cinema. Só que de Friedrich, nem rasto. Talvez se tenha aventurado por bairros mal afamados. Pelo menos é isso que Winter acaba por pensar quando um ladrão foge com o seu dinheiro (Fonte: FNAC).

Fonte: www.museudelamego.pt

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Reddit

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :