Sobremesa com cereja da Penajóia apresentada em Vila Real – Televisão do Douro
Chama-se Hanami Penajóia a nova sobremesa criada pela Escola de Hotelaria e Turismo do Douro/Lamego com base na cereja da Penajóia. Esta deliciosa iguaria foi apresentada pela Amijóia — Associação dos Amigos e Produtores de Cereja da Penajóia no jardim do Restaurante “Bons Tempos”, em Vila Real.
Refira-se que a Flor de Cerejeira é a flor nacional do Japão, país onde estão documentadas mais de 300 variedades desta árvore de fruto.
O início da floração das cerejeiras é sempre aguardado com ansiedade pelos japoneses, que organizam em todo o país diversas festividades em torno do “Hanami” que significa o ato de contemplar a Flor de Cerejeira. Esta atitude nipónica esteve na origem e inspirou o Director da Escola de Hotelaria a optar pelo nome, Hanami Penajóia.
Gelatina de cereja, creme inglês com amêndoa, laranja e azeitona, nata batida e cereja são os ingredientes desta nova sobremesa que vai começar a integrar o cardápio do restaurante “Bons Tempos”, um restaurante de excelência, que continua a utilizar os produtos endógenos da região.
Hanami Penajóia, uma deliciosa sobremesa com a chancela de qualidade da escola de hotelaria e Turismo do Douro Lamego, apresentada no restaurante Bons Tempos em Vila Real. A receita está já disponível e pode ser utilizada e adoptada pelos restaurantes da região.
Fonte: Televisão do Douro