Secretário-geral da Obra Kolping Internacional esteve em Lamego
Markus Demele, Secretário-geral da Obra Kolping Internacional, e Daniela Stehlik Delegada da Obra Kolping para a Europa, estiveram em Lamego para conhecer de perto a actividade da Obra Kolping de Portugal.
Depois de uma breve reunião com elementos da Direcção, o Secretário-geral da Obra Kolping Internacional foi recebido na Câmara Municipal pelo vice-presidente.
José Pereira, traçou o diagnóstico económico e social da cidade e região e recordou os primeiros projectos da Obra Kolping de Lamego, para os quais o próprio o Eng.º José Pereira muito contribuiu como técnico superior do Ministério da Agricultura. O Vice presidente da Câmara de Lamego salientou as boas relações institucionais com a Obra Kolping e a disponibilidade da autarquia para continuar a apoiar e dinamizar as suas actividades.
Depois, foi a visita à Casa do Parque, um imóvel com história, residência do Poeta lamecense Fausto Guedes Teixeira durante os seus últimos vinte anos de vida e que a Obra Kolping pretende adquirir, para ali instalar diversos equipamentos. O negócio está a decorrer com as actuais proprietárias, as Irmãs Missionárias do Precioso Sangue, mas não é fácil a sua concretização, devido ao elevado montante em causa.
Durante a tarde, o Secretário-geral da Obra Kolping Internacional esteve no concelho de Moimenta da Beira, onde começou por visitar a Cooperativa Agricola do Távora, uma estrutura que produz, armazena e comercializa maçã desde 1979.
O vinho é o outro sector de produção da Cooperativa Agrícola do Távora. As novas caves, inauguradas recentemente, custaram cerca de meio milhão de euros, têm mil metros quadrados de área e ficam a mais de quatro metros de profundidade. Têm capacidade para 700 mil garrafas, em estágio, a uma temperatura média de 14/15 graus centígrados. As paredes são de blocos de granito rústico, amarelado, de muitas toneladas de peso, que lhe dão imponência e grandiosidade.
O espumante “Terras do Demo” é o ex-libris da Cooperativa sendo produzido nos segmentos de vinho branco, rosé e tinto.
A garrafa do espumante Terras do Demo tem a particularidade de ter um selo dourado, lacrado de forma artesanal.
Em tempo de Mundial de Futebol, o Secretário-geral da Kolping Internacional teve oportunidade de vibrar com os golos da Alemanha, assistindo ao jogo com Portugal no Centro de Dia de Castelo.
O primeiro dia de Markus Demele na região terminou com uma visita à Casa Kolping de Pera Velha, onde a família local, recebeu o Secretário-geral com um lanche.
Seguiu-se a celebração de uma missa na igreja de Semitela e um jantar com a família Kolping de Semitela, durante o qual Markus Demele ofereceu uma serigrafia representando a simbologia de Adolf Kolping.
O segundo dia da visita do Secretário-geral da Kolping Internacional foi dedicado à Diocese de Bragança.
Picote, no concelho de Miranda do Douro recebeu, nos anos 80, a primeira estrutura desta instituição. Pelas mãos do Cónego Aníbal João Folgado, ali foi construído o edifício Kolping, um Centro Social, dispondo de cozinha, refeitório, sala de convívio e 10 quartos, uma estrutura que alimentou, desde o início, o sonho e o entusiasmo dos associados.
A implantação, no rés-do-chão deste edifício, de uma oficina de serralharia, apetrechada com maquinaria usada, vinda da Alemanha, foi outro dos vários projectos da acção da Família Kolping de Picote.
Com estas infra-estruturas a Familia Kolping de Picote desenvolveu um vasto conjunto de iniciativas, com particular destaque para Cursos de Formação; Apoio Social e Humanitário e Apoio Comunitário.
Antes de partir para a capital do distrito, o Secretário-geral da Kolping teve ainda oportunidade para visitar as obras de requalificação da Freguesia de Picote.
A aldeia estende-se sobre as arribas do Douro, encontrando-se integrada no Parque Natural do Douro Internacional.
Já em Bragança, o Secretário-geral da Kolping Internacional visitou em pormenor as diversas valências que a instituição tem em funcionamento. De regresso a Lamego, o Secretário-geral da Kolping Internacional destacou o “grande entusiasmo e paixão com que as pessoas estão e participam na Kolping”.
O presidente da Obra Kolping de Portugal classifica a visita do Secretário-geral da Kolping Internacional como um momento de viragem.
Depois de uma reunião de avaliação destes dois dias de trabalho, o programa oficial da visita do Secretário-geral da Obra Kolping Internacional terminou com um jantar convívio no Centro de Formação Kolping de Lamego com a presença de todas as famílias Kolping do concelho.
fonte Televisao do Douro https://www.youtube.com/channel/UCF_L-HzzmJU9vjtwF7wGjZg