Notícias de Lamego

As Notícias do seu Concelho

Linha férrea de Lamego – Régua – História

A Linha de Lamego foi um projecto, não concluído, de um caminho de ferro em via estreita (1000 mm), com cerca de 20 quilómetros de extensão, que ligaria a Régua a Lamego, em Portugal. Foi o único troço em construção da Linha da Régua a Vila Franca das Naves.

Linha férrea de Lamego - Régua - História

História

Planeamento e construção

Em Outubro de 1905, estavam a ser realizados estudos para a construção de um caminho de ferro entre a Estação de Régua e a localidade de Lamego, que seria o primeiro troço da Linha da Régua a Vila Franca das Naves; nesta altura, já se tinha verificado que o traçado escolhido seria bastante complicado, devido à forma como saía da Régua, a passagem pelos Rios Douro e Varosa, e a diferença de nível a vencer até chegar a Lamego. Apesar das dificuldades encontradas, esta ligação detinha uma elevada importância, pois a linha completa iria unir as regiões da Beira Alta e Beira Baixa à zona do Douro.

No final da Década de 1920, um grupo de empresários avançou com um projecto ferroviário ligando a Régua a Lamego.

Em 1931, este troço, então denominado de Linha da Régua a Lamego, estava classificado como parte da rede complementar dos Caminhos de Ferro do Estado e a ser construído, embora de forma pouco activa , pela Companhia Nacional de Caminhos de Ferro; as obras, dirigidas pelo engenheiro Muginstein , empregaram um grande número de trabalhadores daquela região, aliviando o acentuado desemprego que se fazia sentir.

Linha férrea de Lamego - Régua - História

Nos finais de 1931, esta linha estava em construção, encontrando-se bastante adiantadas as obras no troço entre a Régua e Lamego; nesta altura, pensava-se em continuar a linha até Vila da Ponte. Porém, no princípio do ano seguinte, o Fundo Especial de Caminhos de Ferro, que estava a financiar os projectos da rede dos Caminhos de Ferro do Estado, encontrou vários problemas de ordem financeira, devido principalmente aos efeitos da Grande Depressão; assim, para não ficar descapitalizado, foi necessário reduzir os pagamentos aos empreiteiros, e suspender várias obras em curso, incluindo as da ponte sobre o Rio Douro, na Linha de Lamego. Ainda assim, continuou-se a planear a extensão até Vila da Ponte , e, entre 1931 e 1932, fizeram-se trabalhos de campo, para estudar a continuação da linha até Mondim da Beira, passando por Granja Nova (Tarouca).

As obras foram retomadas no mesmo ano, e estavam a avançar a um bom ritmo , tendo a Ponte do Varosa sido inaugurada em 20 de Outubro, numa cerimónia que teve a presença do Ministro das Obras Públicas e Comunicações ; previa-se, naquela altura, que a linha até Lamego poderia ser totalmente inaugurada em 1934.

Em 1933, foi concluída a ponte sobre o Rio Douro. No mesmo ano, a Comissão Administrativa do Fundo Especial de Caminhos de Ferro aprovou a realização de várias obras, na empreitada desta linha.

Em 21 de Agosto de 1934, o Ministério das Obras Públicas e Comunicações aprovou o auto de recepção definitiva da empreitada n.º 10, no troço entre Régua a Lamego da Linha da Régua a Vila Franca das Naves, que tinha sido entregue à Companhia Nacional de Caminhos de Ferro. Nesse ano, continuaram as obras nesta linha , tendo sido concluída definitivamente a construção da ponte sobre o Rio Douro, com a instalação dos gradeamentos, e de uma passarela em betão armado na trincheira da margem esquerda.

Linha férrea de Lamego - Régua - História

Fim do projecto

Este projecto foi abandonado no final do anos trinta, devido à Segunda Guerra Mundial, e também ao impasse colocado por um proprietário agrícola local que se opunha à passagem da linha; aquando deste abandono, o leito da via estava preparado, faltando apenas colocar os carris.

Atualidade

O leito da linha pode, ainda hoje, ser perfeitamente seguido, mantendo-se quase intacto todo o seu traçado. Tanto a ponte da Régua, transformada para rodovia e que se mantém em serviço, como a ponte sobre o rio Varosa, são duas obras-de-arte, construídas para a Linha de Lamego, que continuam a existir.

Caraterização

Itinerário

Com cerca de 20 quilómetros de extensão , a Linha de Lamego sairia da Estação de Peso da Régua e atravessava a Ponte Ferroviária da Régua, sobre o rio Douro, construída propositadamente para esta linha em 1927 e adaptada para rodovia em 1947.

Depois cruzava-se com a estrada de Armamar e seguia pela margem direita do rio Varosa até à Central Hidroeléctrica. Teria uma paragem em Quintião e depois a via passaria para a outra margem do rio Varosa através de uma ponte de pedra. Já na margem esquerda do rio Varosa teria as seguntes paragens: Cambres, Portelo, Souto Covo e Sande.

Passando por trás da Quinta das Brolhas, a linha atingia o seu término em Lamego cuja estação se situaria no que é hoje o edifício do Palácio da Justiça daquela cidade.

Obras de arte

Linha férrea de Lamego - Régua - História

Ponte Ferroviária da Régua

Esta ponte foi terminada em 1933.

Ponte do Varosa

Linha férrea de Lamego - Régua - História

Esta estrutura, construída desde 12 de Julho de 1931 e inaugurada em 20 de Outubro de 1932, media, aquando da sua inauguração, 148,60 metros de comprimento, tendo o arco um vão de 55 metros, e uma altura de 40 metros.

Linha férrea de Lamego - Régua - História

Fonte: pt.wikipedia.org/wiki/Linha_de_Lamego

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Reddit

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :