Instituto Politécnico de Viseu celebra protocolo com o governo para obras na ESTGL no valor de um milhão e quatrocentos mil euros
O Instituto Politécnico de Viseu (IPV) assinou hoje um protocolo com o Governo que há muito almejava ver concretizado. O projeto, que visa melhorar as instalações científicas, pedagógicas e administrativas da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego (ESTGL), resulta de uma candidatura do IPV ao Programa Operacional Temático de Valorização do Território (POVT). A obra, no valor total de 1.375.081,92€ (um milhão, trezentos e setenta e cinco mil e oitenta e um euros e dois cêntimos), vai ser comparticipada em 85% pelo POVT e deverá estar concluída em junho do próximo ano, estando disponível para entrar em funcionamento em 2015/2016.
Os fundos são atribuídos no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), ao abrigo do Programa Operacional Temático de Valorização do Território (POVT), para “financiamento de intervenções de equipamentos estruturantes do sistema urbano nacional”. No total, o valor deste programa ascende a 12 milhões de euros para financiar a “construção, ampliação ou requalificação de património edificado”, de sete instituições do ensino superior que vão ser alvo de intervenções, incluindo a ESTGL/IPV.
A cerimónia protocolar de assinatura dos contratos realizou-se hoje, pelas 12:00h, no Palácio das Laranjeiras, em Lisboa, e contou com a presença do secretário de Estado do Ensino Superior, José Ferreira Gomes, do secretário de Estado do Ambiente, Paulo Lemos, e do secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Manuel Castro Almeida.
No ato solene da concretização deste sonho antigo, a instituição viseense esteve representada pelo seu presidente, Fernando Sebastião, que assinou o protocolo, e pelo Presidente da ESTGL, Álvaro Bonito.
O presente contrato de comparticipação financeira, designado “Empreitada de ampliação e requalificação do edifício pedagógico da ESTGL do IPV”, é celebrado no domínio de intervenção “Redes de Equipamentos Estruturantes do Sistema Urbano Nacional”, do Eixo V – Infraestruturas e Equipamentos para a Valorização Territorial e o Desenvolvimento Urbano do Programa Operacional Temático Valorização do Território, comparticipação que foi aprovada pela Comissão Diretiva em 30 de maio de 2014.
A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego está atualmente a funcionar em dois edifícios situados no centro de Lamego, um pertença do IPV e o outro subarrendado à Câmara Municipal de Lamego, dada a insuficiência de espaços físicos no edifício principal. Com este projeto de ampliação e requalificação do edifício principal da ESTGL, a instituição pretende proporcionar melhores condições para nele serem lecionados todos os cursos que a Escola ministra, perspetivando-se que o segundo edifício deixe de ser necessário.
Esta intervenção visa a construção de novas salas de aula, gabinetes de docentes, instalações para a associação de estudantes e outras infraestruturas de apoio administrativo e pedagógico, bem como o rearranjo das zonas exteriores, a recuperação das fachadas do edifício, a instalação de um posto de transformação de energia elétrica, a criação de condições de segurança contra incêndios e evacuação de emergência, e a melhoria das acessibilidades a utentes portadores de deficiência motora.
Com esta intervenção, a área bruta do edifício irá passar de 1.303,67 m2 para 2.016,75 m2, não incluindo as instalações técnicas da cobertura.