Notícias de Lamego

As Notícias do seu Concelho

Comemorações dos 500 anos do foral Manuelino da freguesia da Penajóia – Programa

Nos dias 9 e 10 de agosto o Castelo Natural da Penajóia irá vestir-se a rigor para assinalar os 500 anos do foral manuelino da freguesia da Penajóia.

Comemorações dos 500 anos do foral Manuelino da freguesia da Penajóia - Programa

Nos próximos dias 9 e 10 de agosto, realizar-se-ão as comemorações dos 500 anos da atribuição do Foral Novo por D. Manuel I à freguesia da Penajóia no ano de 1514.

Ao longo dos séculos, a freguesia de Penajóia assistiu a importantes marcos históricos, estando sempre associada a relevantes momentos que ao longo dos anos acompanharam a história de Portugal, exemplo disso mesmo é o facto da grafia do seu topónimo ter-se alterado por diversas vezes, Penadaguia, Pena Judeia, Pena Johiam. Nas Inquirições do século XIII, Penajóia aparece com a designação Penajuya. Alguns autores associam este nome a Pena Júlia, sendo que seria uma homenagem ao imperador romano Júlio César, mas na realidade o nome está relacionado com Pena Guedeia, da velha cidade que se situava no morro de Guediche, em frente ao Castelo Natural da Penajóia.
Em termos arqueológicos, foram recolhidos vários fragmentos de telha do período romano um pouco por toda a área da freguesia. A primeira comunidade cristã do território onde hoje se insere a freguesia formou-se no sopé do morro do Castro, em redor de uma ermida construída em honra do Salvador (onde se encontra a atual Igreja Velha de Santíssimo Salvador), ainda na época suevo-visigótica.
Já com Portugal constituído como estado independente, Penajóia viu erguer uma das primeiras capelas do reino, com a construção da Capela de Nossa Senhora da Ajuda, mandada edificar pela Rainha D. Mafalda, esposa de D. Afonso Henriques, juntamente com uma Albergaria ou Hospital com botica que servia para dar apoio gratuito aos caminheiros de Santiago que aí pernoitavam e descansavam, após a passagem do Rio Douro na barca do Moledo.
Além disso, Penajóia foi também reconhecida institucionalmente pelo Reino de Portugal por duas vezes, recebendo foral de concelho durante o reinado de D. Afonso Henriques, no século XII, e foral-novo de D. Manuel I no dia 15 de julho de 1514. Deste modo, este ano completam-se 500 anos da atribuição desse foral manuelino.
Para assinalar este importante marco histórico da Penajóia, a sua Junta de Freguesia vai realizar uma festa medieval que se realizará nos dias 9 e 10 de agosto no seu Castelo Natural, dado que consiste no local histórico mais antigo desta freguesia.
Deste modo, o arranque da festa está marcado para as 15h00 do dia 9 de agosto, com a abertura do Parque Medieval, que será constituído por diversas barraquinhas de comércio medieval, e por volta das 22h00 haverá animação musical ao vivo.
O dia 10 de agosto (domingo) será o ponto alto da festa com a realização de diversas atividades, destacando-se uma celebração religiosa para assinalar os 500 anos do Foral manuelino, a cargo do Sr. Pe. José Fernando, e de seguida o Grupo de Jovens apresentará uma peça de teatro a retratar a entrega do Foral Novo à freguesia da Penajóia. A atuação do Rancho Folclórico da Penajóia, e a realização de um espetáculo de Danças Medievais protagonizado pelo Grupo de Dança da Penajóia darão continuidade à festa, que será também constituída por alguns jogos tradicionais organizados pelo Clube Desportivo da Penajóia. Diversos cortejos medievais e música ambiente serão também alguns dos ingredientes que constituirão esta comemoração medieval.
De forma a ser possível a comodidade de todos os visitantes, estes deverão deixar os seus veículos no Campo de Futebol da Abelheira, que será o parque de estacionamento oficial do evento, dado que a Junta de Freguesia assegurará o seu transporte de todos os visitantes até ao Castelo da Penajóia. Embora também seja possível fazer uma caminhada entre esses dois pontos, que é constituído por cerca de 1,5 km.

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Reddit

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :