Francisco Lopes agraciado com a Medalha de Ouro da Associação dos Municípios com Centro Histórico
A atribuição desta distinção ao autarca do concelho de Lamego foi justificada atendendo “ao trabalho intenso e devotado com que exerceu a sua liderança diretiva, cujo mandato hoje termina”. A proposta, aludindo à “profusão das iniciativas realizadas e à exemplaridade da conduta cívica”, mereceu aprovação por unanimidade. Ao agradecer esta distinção, Francisco Lopes salientou o trabalho desenvolvido por todos os dirigentes da Associação, sem esquecer os colaboradores que mantêm a “excelência das iniciativas”.
Durante a reunião da direção da APMCH, foi ainda instituído o Conselho de Curadores dos Centros Históricos Portugueses que terá como presidente o ex-autarca de Lamego e Santarém, José Miguel Noras.
Recorde-se que o Presidente da Câmara Municipal de Lamego exerce atualmente diversos cargos de relevo em associações regionais e nacionais. No final de 2013, foi eleito representante dos municípios da região norte no Conselho Económico e Social (CES) e Presidente do Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Douro, que agrega 19 municípios. Francisco Lopes é ainda Presidente da Assembleia Geral da Associação de Municípios Portugueses do Vinho e Membro do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viseu. É ainda membro de vários conselhos, comissões técnicas e grupos de trabalho em organismos nacionais e internacionais.
Fonte: www.cm-lamego.pt