Fotojornalistas do Jornal Público no Ciclo de Fotografia do Museu de Lamego
O mundo visto pelas lentes dos fotojornalistas do jornal “Público” é a proposta do Museu de Lamego para a segunda edição do Ciclo de Fotografia. Integrado na programação de verão, a decorrer no Pátio do Museu, este é um projeto que pretende trazer a Lamego momentos que apenas alguns têm o privilégio de registar.
Quis ser escultor, mas foi a fotografia que acabou por o conquistar. Fotojornalista e professor, Adriano Miranda é o primeiro a partilhar o seu trabalho no Pátio do Museu.
Entre paisagens, figuras públicas ou rostos anónimos, são instantes que o fotojornalista regista há cerca de 20 anos. Informação, atenção, rapidez e imaginação são os ingredientes para captar o inesperado. À estética atribui-lhe o papel principal.
É este trabalho, este querer espelhado na vertente humana das imagens, que Adriano Miranda traz ao Museu de Lamego nos próximos dias 13 e 14 de junho, a partir das 21h00, através de uma projeção multimédia.
Adriano Miranda nasceu em Aveiro em 1966. É fotojornalista do jornal “Público” desde 1997, tendo sido editor fotográfico entre 2001 e 2005. Professor de fotografia no AR.CO e no CENJOR, em Lisboa, é atualmente professor convidado no Instituto Politécnico do Porto. Autor de vários livros de fotografia, está representado em diversas coleções em Portugal e no estrangeiro.
Com fotografias de grande qualidade, o fotojornalista promete surpreender quem passar pelo Pátio do Museu. No próximo fim de semana será a vez de Paulo Pimenta.
A entrada é livre.
Fonte: www.museudelamego.pt