Notícias de Lamego

As Notícias do seu Concelho

A fotografia à descoberta do Oriente em mais um projeto [EM]COMUM – Museu de Lamego

Uma viagem fascinante é a proposta do Museu de Lamego e do Museu Diocesano de Lamego em mais uma iniciativa [EM]COMUM. “Viagem ao Oriente” foi inaugurada este domingo, 8 de junho, no mesmo dia em que os jardins do Vaticano foram palco de uma oração histórica entre o chefe da Igreja Católica e os presidentes israelita e palestiniano.

Esta associação, simbólica, foi feita pelo Diretor do Museu Diocesano de Lamego, Pe. João Carlos Morgado, que não quis deixar de recordar o encontro de culturas e de religiões e da importância de fazer dialogar as diferenças.

A fotografia à descoberta do Oriente em mais um projeto [EM]COMUM - Museu de Lamego

Recuamos agora mais de 100 anos, até à fotografia à descoberta do mundo em pleno século XIX. Do Cairo a Jacarta, do Egito à Índia, Bombaim, Ceilão, Timor, Java, as Índias Holandesas, esta é uma viagem entre 1880 e 1895, no auge do fascínio da Europa pelo Oriente.

Naquela que é, de acordo com o comissário da exposição, José Pessoa, a terceira exposição fotográfica sobre o Oriente nas últimas cinco décadas em Portugal, é possível, através deste excecional núcleo, apreciar as paisagens, os ambientes urbanos, as arquiteturas, a faceta humana

A fotografia à descoberta do Oriente em mais um projeto [EM]COMUM - Museu de Lamego

Mais uma vez esta mostra, também a terceira, é possível com a colaboração da família Mascarenhas Gaivão que, desde 2013, abraçou o projeto do Museu de Lamego de identificar e inventariar espólios fotográficos familiares do Douro, projeto que, como assinalou o diretor do Museu de Lamego, Luís Sebastian, constitui um esforço de resgatar as vivências e a memória das famílias e da região.

Ao mesmo tempo, a materialização desta exposição é fruto do projeto [EM]COMUM, que une esforços entre o Museu de Lamego e a Diocese de Lamego.

Mote para uma viagem no tempo e no espaço, “Viagem ao Oriente” ficará patente no Museu Diocesano de Lamego até dia 14 de setembro.

Fonte: www.museudelamego.pt

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Reddit

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :