Notícias de Lamego

As Notícias do seu Concelho

“Viagem ao Oriente no séc. XIX” – Museu de Lamego

Um excecional núcleo de fotografias do século XIX promete transportar os visitantes para um novo mundo a partir do próximo dia 8 de junho. “Viagem ao Oriente no séc. XIX” está a chegar e com ela toda a magia da fotografia, num tempo em que a Europa se fascinava com as imagens deste novo meio, que possibilitava um novo conhecimento do planeta e das múltiplas culturas distantes.

Do Cairo a Jacarta, do Egito das pirâmides e do deserto aos príncipes de Java, passando através do Canal do Suez, Port Said, o Mar Vermelho, o Oceano Índico, a Índia e as colónias portuguesas, Bombaim e Ceilão, Timor, Java e as Índias Holandesas, esta é uma viagem pelo Oriente, entre 1880 e 1895, no auge da descoberta e do fascínio da Europa pelo Oriente.

Paisagens, ambientes urbanos, arquiteturas, grandes obras de engenharia, o passado, o presente e a construção do futuro desfilam de fotografia em fotografia, que constituem também o rasto das pegadas portuguesas pelo Mundo.

Esta exposição é assim o mote para uma viagem no tempo e no espaço, através da fotografia, janela aberta para a memória.

“Viagem ao Oriente no séc. XIX” ficará patente no Museu Diocesano de Lamego que, mais uma vez, acolhe uma mostra, ao abrigo do projeto [EM]COMUM, que une esforços entre o Museu de Lamego e a Diocese de Lamego.

Por outro lado, “Viagem ao Oriente no séc. XIX” representa a sequência natural do projeto que o Museu de Lamego iniciou em 2013 e que passa pelaidentificação e inventário de espólios fotográficos familiares do Douro. Mais uma vez, será a “memória” da família Mascaranhas Gaivão a dar forma a esta exposição, depois de “Caminhos do Ferro e da Prata” e “Uma viagem no tempo, do outro lado do espelho”, patentes até abril passado.

A exposição pode ser visitada até ao dia 14 de setembro.

“Viagem ao Oriente no séc. XIX” - Museu de Lamego

Fonte: www.museudelamego.pt

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Reddit

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :