Sonatas Ibéricas – 25 de maio de 2014
Um recital intimista ao som da guitarra clássica é a proposta do Museu de Lamego para o próximo dia 25 de maio. Quando forem 16h30, o público será desafiado a descobrir a beleza das sonatas do português Carlos Seixas e do espanhol Fernando Sor, pela guitarra clássica de Francesco Luciani, que promete oferecer um momento único com “Sonatas Ibéricas”.
“Sonatas Ibéricas” é uma homenagem à música erudita da Península e desafia o ouvinte não só a desvendar as sonatas barrocas de Carlos Seixas, como também a mergulhar na história da guitarra clássica com uma das sonatas mais importantes do seu repertório, um trabalho do compositor romântico espanhol Fernando Sor.
O músico irá, desta forma, partilhar com o público uma seleção de algumas das mais sublimes sonatas destes compositores ibéricos, aliando uma cuidada seleção musical ao conhecimento histórico.
Francesco Luciani é natural de Avezzano, Itália, onde começou a sua formação musical, tendo prosseguido os estudos superiores em Portugal. Músico e professor, realiza master classes e cursos de aperfeiçoamento de guitarra clássica. Leccionou nos conservatórios do Funchal (Madeira), Portalegre, no Conservatório de Música da Metropolitana (Lisboa) e no Conservatório de Música de Coimbra. Atualmente é professor no conservatório de Música do Porto. Realizou também numerosos concertos didáticos em vários conservatórios italianos. Editou recentemente uma transcrição de um conjunto sonatas de Carlos Seixas para guitarra clássica, bem como o seu primeiro CD, “Sonatas Ibéricas”.
Fonte: www.museudelamego.pt