4ª Montra da Cereja da Penajóia – Lamego – Televisão do Douro
Numa organização da AMIJÓIA – Associação de Amigos e Produtores de Cereja da Penajóia, decorreu este fim-de-semana a 4ª montra da Cereja da Penajóia.
O evento que promove o fruto que dá fama a esta freguesia do concelho de Lamego, regressou à renovada avenida Drº Alfredo de Sousa e contou com o apoio da Câmara de Lamego.
A cereja da Penajóia é um símbolo da produção frutícola da região do Douro. Este ano a AMIJÓIA, com o objectivo de promover e modernizar a imagem do certame lançou um desafio aos alunos de Comunicação e Multimédia da UTAD.
A cereja da Penajoia, depois de madura é a primeira da Europa a aparecer nos mercados.
O seu admirável sabor, a exuberância e colorido que caracterizam a cereja da Penajóia, transformam este fruto numa das principais riquezas da economia local e uma referência em toda a europa. Mas este ano, as condições climáticas adversas, provocaram uma forte quebra na produção.
A Montra da Cereja é um certame dirigido aos residentes mas também aos muitos turistas que, por esta altura, visitam Lamego. Refira-se no entanto, que a organização começa, logo no início do ano, a desenvolver um ambicioso programa de divulgação deste certame e de promoção da cereja da Penajóia, em diversos pontos do país e da vizinha Galiza.
Refira-se ainda que as potencialidades gastronómicas da cereja da Penajóia são imensas, podendo ser utilizada na confeção de produtos diferenciadores e inovadores, como é o caso das compotas e licores.
A quarta edição da Montra da Cereja da Penajóia constituiu um êxito comercial e turístico, excedeu as melhores expectativas das entidades organizadoras, atraindo muitos visitantes à cidade.
Fonte: Televisão do Douro