Projeto Vale do Varosa integra mais três monumentos na sua rede
O projeto Vale do Varosa passou a contar com mais três monumentos na sua rede, nomeadamente a Ponte e Torre de Ucanha e a Casa do Paço, em Tarouca, e a Capela de S. Pedro de Balsemão, em Lamego.
Os três monumentos integram um projeto que está no terreno desde 2009 e que pretende ter uma rede de estruturas no vale do rio Varosa, de forma a otimizar os investimentos e a potencializar o desenvolvimento turístico da região.
“A entrada da Ponte e Torre da Ucanha, da Casa do Paço e da Capela de S. Pedro de Balsemão vem assim dar força ao projeto e à rede que pretende transformar o território histórico do Vale do Varosa, intimamente ligado, geográfica e historicamente, ao Douro, num destino turístico de eleição”, refere uma nota de imprensa dos responsáveis do projeto.
O projeto Vale do Varosa, desenvolvido no âmbito da Direção Regional de Cultura do Norte, “arrancou determinado a recuperar três monumentos tidos como essenciais nesta rede, pela sua elevada carga histórica e, no caso dos mosteiros cistercienses, pelo seu papel exemplar na fundação da nacionalidade e na imposição do Douro como zona vinícola de excelência, agora reconhecida como Património da Humanidade”, recorda.
Esses três monumentos são os mosteiros de Santa Maria de Salzedas e de São João de Tarouca e o Convento de Santo António de Ferreirim, que estavam praticamente votados à ruína na sequência da extinção das Ordens Religiosa, em 1834.
Segundo os responsáveis do projeto, “intervenções importantes, mas esporádicas e sem articulação, não possibilitavam a criação do conceito de rede, onde uma só imagem e um só logótipo facilitam a comunicação do todo”.
Depois de cerca de cinco anos de trabalho, o projeto Vale do Varosa “permitiu a recuperação e abertura do Mosteiro de Santa Maria de Salzedas e a recuperação da Igreja e musealização das ruínas do Mosteiro de São João de Tarouca”, estando a sua abertura integral prevista para este ano, depois de concluída a obra na Casa da Tulha.
Para este ano, está também prevista a conclusão da recuperação do Convento de Santo António de Ferreirim.
Fonte: www.portocanal.sapo.pt/