Notícias de Lamego

As Notícias do seu Concelho

Projeto Vale do Varosa integra mais três monumentos na sua rede

O projeto Vale do Varosa passou a contar com mais três monumentos na sua rede, nomeadamente a Ponte e Torre de Ucanha e a Casa do Paço, em Tarouca, e a Capela de S. Pedro de Balsemão, em Lamego.

Os três monumentos integram um projeto que está no terreno desde 2009 e que pretende ter uma rede de estruturas no vale do rio Varosa, de forma a otimizar os investimentos e a potencializar o desenvolvimento turístico da região.

“A entrada da Ponte e Torre da Ucanha, da Casa do Paço e da Capela de S. Pedro de Balsemão vem assim dar força ao projeto e à rede que pretende transformar o território histórico do Vale do Varosa, intimamente ligado, geográfica e historicamente, ao Douro, num destino turístico de eleição”, refere uma nota de imprensa dos responsáveis do projeto.

O projeto Vale do Varosa, desenvolvido no âmbito da Direção Regional de Cultura do Norte, “arrancou determinado a recuperar três monumentos tidos como essenciais nesta rede, pela sua elevada carga histórica e, no caso dos mosteiros cistercienses, pelo seu papel exemplar na fundação da nacionalidade e na imposição do Douro como zona vinícola de excelência, agora reconhecida como Património da Humanidade”, recorda.

Projeto Vale do Varosa integra mais três monumentos na sua rede

Esses três monumentos são os mosteiros de Santa Maria de Salzedas e de São João de Tarouca e o Convento de Santo António de Ferreirim, que estavam praticamente votados à ruína na sequência da extinção das Ordens Religiosa, em 1834.

Segundo os responsáveis do projeto, “intervenções importantes, mas esporádicas e sem articulação, não possibilitavam a criação do conceito de rede, onde uma só imagem e um só logótipo facilitam a comunicação do todo”.

Depois de cerca de cinco anos de trabalho, o projeto Vale do Varosa “permitiu a recuperação e abertura do Mosteiro de Santa Maria de Salzedas e a recuperação da Igreja e musealização das ruínas do Mosteiro de São João de Tarouca”, estando a sua abertura integral prevista para este ano, depois de concluída a obra na Casa da Tulha.

Para este ano, está também prevista a conclusão da recuperação do Convento de Santo António de Ferreirim.

Fonte: www.portocanal.sapo.pt/

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Reddit

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :