Notícias de Lamego

As Notícias do seu Concelho

“Violino e Primavera” celebrados no Museu

Grandes intérpretes, grandes maestros, grandes orquestras, celebram no próximo dia 5 de abril, às 15h30, no Museu de Lamego, o início da Primavera. “Violino e Primavera” vai recordar nomes como os de Vivaldi, Hayden, Mozart, Beethoven, Pagananini ou Bruckner, em mais uma audição comentada e ilustrada.

Ao todo serão 20 os temas que recordam o violino, ou antes “Vítula”, palavra latina que está na origem do seu nome atual e significa “instrumento de cordas”.

Os primeiros violinos foram construídos em Itália, em finais do séc. XVI, início do séc. XVII. A sua criação é atribuída ao italiano Gasparo de Salò e, durante longos anos, foi o fabrico de primeira qualidade privilégio de três famílias da cidade de Cremona: os Amati, os Guarnieri e os Stradivarius.

À família dos instrumentos de corda friccionados juntam-se, além do violino, a viola, o violoncelo e o contrabaixo, ainda que este último esteja mais afastado, tendo derivado da viola de gamba.

Os concertos para quartetos de cordas (dois violinos, uma viola e um violoncelo) constituem a forma que os maiores compositores encontraram de expressar algumas das suas criações mais sérias, mais íntimas e mais profundas. No entanto, como assinala José Pessoa, técnico do Museu de Lamego, a quem caberá orientar a sessão, “ninguém pode ficar indiferente às fantásticas composições para grande orquestra, onde os naipes de cordas friccionadas constituem, normalmente, a grande estrutura melódica e harmónica. Há magia em cada momento em que um maestro pega na batuta, e mais de cem seres humanos se conjugam, se sintonizam e florescem numa primavera de sons”.

“Violino e Primavera” celebrados no Museu

Fonte: www.museudelamego.pt

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Reddit

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :