Notícias de Lamego

As Notícias do seu Concelho

Bispo de Lamego apela a “exercício de verdade”

O bispo de Lamego, D. António Couto dirige a sua mensagem de Quaresma à diocese apelando a que todos façam “um exercício de verdade” renunciando “não apenas ao que sobra mas também ao que faz falta”.

Bispo de Lamego apela a "exercício de verdade"

“A Quaresma convida-nos a dilatar o nosso coração até às periferias do mundo, olhando com um olhar de graça por e para os nossos irmãos de perto e de longe, façamos um exercício de verdade e despojemo-nos, não apenas do que nos sobra, mas também do que nos faz falta”, escreve D. António Couto na sua mensagem quaresmal.

“Dar o que sobra não tem a marca de Deus. Jesus não nos deu coisas, mas deu a sua vida por nós”, sublinha.

O bispo de Lamego lembra que o tempo da Quaresma é “um tempo diferente e um tempo em que devemos viver de frente, sem fugas, desculpas, meias-tintas, inverdades, meias-verdades ou mentiras, é tempo de ir até ao coração de Deus e dos irmãos”.

Para que tal caminho seja feito ao longo da Quaresma na diocese de Lamego, D. António Couto pede aos diocesanos para deixarem “que Deus renove a sua vida”.

“Frequentai os Sacramentos da Eucaristia e da Reconciliação, que nos comunicam a vida divina, e são a nossa verdadeira terapia, tornemos mais fundo e mais fecundo o caminho da nossa iniciação cristã, não o deixando cair nunca na vala da finalização cristã!”, apela.

D. António Couto também se dirige aos sacerdotes na sua mensagem quaresmal deste ano apelando para que estes “se entreguem à oração e convoquem as comunidades para a oração, para a escuta atenta e qualificada da Palavra de Deus, para a Eucaristia, para a Reconciliação e para a prática da caridade”.

A renúncia quaresmal da Diocese de Lamego vai reverter este ano para o fundo solidário diocesano e para as missões dos Missionários Combonianos no Sudão do Sul, país africano que vive uma guerra civil.

A Quaresma que se inicia hoje, com a celebração de Quarta-feira de Cinzas, é um período de 40 dias, excetuando os domingos, marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência, que serve de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão.

Fonte: www.agencia.ecclesia.pt

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Reddit

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :