Notícias de Lamego

As Notícias do seu Concelho

Viticultores do Douro pagam à Segurança Social com batatas e legumes

Em protesto contra as novas obrigações fiscais, os viticultores e agricultores do Douro decidiram inovar no pagamento à Segurança Social de Vila Real.

Viticultores do Douro pagam à Segurança Social com batatas e legumes

Os viticultores e pequenos agricultores da região do Douro vão pagar a prestação à Segurança Social em géneros agrícolas. É uma forma de protesto contra a obrigatoriedade de os pequenos e médios agricultores se colectarem nas Finanças.

Berta Santos, dirigente da AVIDouro, explica que “os produtores, por terem de se colectar são também obrigados a pagar à Segurança Social”, salientando que “em alguns casos, aquilo que recebem dos produtos que vendem não chega sequer para pagar esta prestação”.

Para consciencializar para o problema, os viticultores e agricultores durienses vão, num gesto simbólico, pagar as prestações à Segurança Social em géneros. Os “sacos pequenos” serão deixados no edifício da Segurança Social de Vila Real.

Viticultores do Douro pagam à Segurança Social com batatas e legumes

“É aquilo com que nós conseguimos pagar: com batatas, com cebolas, alhos, com aquilo que nós produzimos. De outra forma, não temos dinheiro para pagar”, afirma Berta Santos, realçando que “a prestação mínima que se pode pagar é de 62 euros por mês, mas nem para essa os agricultores têm capacidade”.

A dirigente associativa alerta ainda para o facto de haver produtores a abandonar a actividade por incapacidade financeira.

“Muitos viticultores querem desistir e outros estão a cessar a actividade porque não conseguem satisfazer estas exigências fiscais porque não têm rendimento para isso”, refere.

Todos os agricultores com actividade comercial são obrigados a declarar às Finanças o início de actividade, até 30 de Janeiro, e têm ainda de passar factura de todas as transações comerciais.

A AVIDouro reclama a suspensão imediata das novas regras para os pequenos e médios viticultores.

Fonte: www.rclamego.pt

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Reddit

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :