Notícias de Lamego

As Notícias do seu Concelho

Revista sobre João de Araújo Correia apresentada no Museu de Lamego

O Museu de Lamego é palco, no próximo dia 23 de novembro, a partir das 16h00, da apresentação pública da revista “Geia”, dedicada ao escritor duriense João de Araújo Correia. A edição, da responsabilidade da “Tertúlia João de Araújo Correia”, contou com o apoio da Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN).

Revista sobre João de Araújo Correia apresentada no Museu de Lamego

Editada anualmente, o número 3 da revista reúne artigos, textos de opinião, crónicas, estudos, sempre em torno da figura do escritor que deixou uma vasta e variada obra literária, dividida entre o conto, a crónica, a novela, o estudo da língua portuguesa, as notas camilianas, a epistolografia e a colaboração com a imprensa.

João de Araújo Correia nasceu em Canelas do Douro a 1 de janeiro de 1899. Médico de profissão foi construindo a sua carreira literária a partir dos 20 anos, quando começa a publicar contos e crónicas na imprensa. Apenas aos 40 anos é publicada a sua primeira obra “Sem método. Notas sertanejas”, seguindo-se os aclamados “Contos Bárbaros” e “Contos durienses”. Entre 1938 e 1980 foi autor de mais de 40 títulos, para além de artigos e conferências publicados em jornais. Morreu a 31 de Dezembro de 1985.

Nesta edição, a “Geia” revisita o escritor, partindo a premissa de que João de Araújo Correia é um homem do seu tempo, tema que, aliás, serviu de mote ao III Fórum João de Araújo Correia, que decorreu em outubro de 2012.

É possível, por isso, encontrar nesta obra as intervenções que fizeram eco durante o encontro, através dos textos de António José Queiroz, José Braga-Amaral, Ana Ribeiro, Maria Hercília Agarez ou Manuel Martins de Freitas, entre outros que entretanto foram surgindo.

Ao mesmo tempo, a “Tertúlia João de Araújo Correia” abre portas neste número a testemunhos daqueles que tiveram o privilégio de privar com o escritor e aos resultados dos trabalhos desenvolvidos com escolas do ensino básico e secundário.

A apresentação da “Geia” está agendada para este sábado, dia 23 de novembro, às 16h00. A participação é livre.

Fonte: www.museudelamego.pt

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Reddit

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :