Começou o 5º Festival de Gastronomia e Vinhos do Douro: um mês para degustar a melhor cozinha da Região
Depois de semanas de intensa preparação, arrancou no passado dia 15, o 5º Festival de Gastronomia e Vinhos do Douro com 29 restaurantes seleccionados. O pontapé de saída aconteceu sábado com a emissão do programa da TSF “Terra a Terra” em directo das instalações em Lamego da Turismo do Porto e Norte de Portugal, E. R..
O Director do Festival, Eng.º Rui Fraga apresentou sucintamente o novo modelo do Festival que decorre até dia 15 de Dezembro e explicou as inovações introduzidas nesta 5ª edição. «A grande novidade assenta nos critérios de selecção. Os restaurantes deixaram de ser aderentes para passarem a ser seleccionados. São, por isso, avaliados de antemão por critérios pré-definidos: o Ambiente e Instalações (condições de higiene, ambiente e organização); o Atendimento ao Cliente (acolhimento e simpatia desde a recepção à despedida); a Gastronomia/Vinhos e o Conhecimento da Região. Outro aspecto introduzido prende-se com o facto dos restaurantes seleccionados terem que garantir durante todo o tempo de duração do Festival uma oferta variada de pelo menos quatro Entradas; dois Pratos; quatro Sobremesas e um Pão regional. Nos Vinhos têm que garantir dois Aperitivos; dois Vinhos Branco DOC Douro (um colheita e um reserva); dois Vinhos Tinto DOC Douro (um colheita e um reserva) e dois Digestivos (um Vinho do Porto e outro)». Na passada semana o responsável da HTDOURO percorreu os concelhos onde se localizam os restaurantes que mostraram interesse em participar e seleccionou 29 aptos a participar.
O Concurso de “Os três melhores do Festival” é outra das novidades. Com o objectivo de incentivar os participantes desta 5ª edição a fazer mais e melhor, a organização desafiou os restaurantes seleccionados a apresentarem-se a concurso. Tal como explicou aos microfones da TSF, o Prof. Pedro Ferrão da UTAD, representante do Júri, os seus três elementos visitarão os restaurantes a concurso durante o certame e farão em cada um deles uma refeição. A apreciação assenta numa análise “Value For Money” em que a refeição será suportada pelo Restaurante, mas a respectiva factura é igualmente motivo de avaliação.
Recorde-se que o 5º Festival de Gastronomia e Vinhos do Douro tem como parceiros institucionais a Entidade Regional Turismo do Porto e Norte de Portugal, a Escola de Hotelaria e Turismo do Douro/Lamego, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão, a Câmara Municipal de Lamego, a Câmara Municipal do Peso da Régua e a Câmara Municipal de Vila Real. Conta ainda com o apoio da Douro Alliance e das empresas Caixa de Crédito Agrícola e Mútuo Beira Douro, Lacticínios do Paiva, Caves da Raposeira, Soltagiga-Publicidade e Caves da Murganheira.
Decorre de 15 de Novembro a 15 de Dezembro nos seguintes restaurantes seleccionados:
Quinta de Fiães
Restaurante Cepa Torta
Restaurante Azdouro
Restaurante DOC Rui Paula
Restaurante do Aquapura Douro Valley
Restaurante do Delfim Douro Hotel
Restaurante “Flavour” – Douro River Hotel
Restaurante “Vista Alegre” – Hotel Lamego
Restaurante do Pacheca Hotel
Restaurante Novo
Restaurante O Cardoso
Restaurante O Torrão
Restaurante Vindouro
Restaurante Quinta do Melião
Restaurante Cacho D’Ouro
Restaurante Castas & Pratos
Restaurante Douro In
Restaurante A Toca da Raposa
Restaurante Quinta do Portal
Restaurante Tábua D’ Aço
Restaurante A Tasquinha do Matias
Restaurante Girassol
Restaurante O Solar
Restaurante Os Lázaros
Restaurante Côa Museu
Restaurante Messias
Restaurante Grill O Costa
Restaurante “Le Buffet” – Hotel Miracorgo
Restaurante Terra de Montanha
Fonte: www.local.pt