Notícias de Lamego

As Notícias do seu Concelho

Júlio Pomar vai ser homenageado no Plast & Cine em Lamego

 O pintor Júlio Pomar é o homenageado da edição deste ano do Plast & Cine, um encontro multidisciplinar de artes, que é organizado anualmente em Lamego.

 

Nos dias 18 e 19 de outubro, esta cidade vai acolher várias iniciativas dedicadas à vida e obra do artista plástico de 87 anos que se destacou, sobretudo, na pintura.

Segundo a organização, uma das grandes novidades da quinta edição do Plast & Cine é um passeio etnográfico no Douro, no primeiro dia.

O passeio “reunirá a bordo personalidades do meio artístico, cultural e político” e culmina “num reencontro de artistas”, nomeadamente José Rodrigues, Cruzeiro Seixas, Roberto Chichorro e Júlio Pomar.

“Arte pública, teatro de rua e trabalhos cinematográficos complementam a exposição antológica e a conferência dedicadas ao homenageado”, explica a organização, acrescentando que Tiago Pereira apresentará em estreia o filme “Só o Teatro é Real”.

Depois da abertura do certame à comunidade lusófona com o artista plástico moçambicano Roberto Chichorro, a organização do Plast & Cine reconhece assim “aquela que é umas das figuras incontornáveis do neorrealismo em Portugal e cujo percurso e obra estão também muito associados a Paris, onde se radicou em 1963, e ao Brasil, fonte de inspiração de várias obras”.

No segundo dia do evento, acontece outro dos pontos altos da homenagem a Júlio Pomar: uma conferência sobre a sua vida e obra.

“O pintor estará presente nesta iniciativa, no âmbito da qual será convidado a partilhar memórias, discorrer sobre obras, revelar talentos e confessar fontes de inspiração”, avança a organização.

As reflexões do pintor “serão enriquecidas pela intervenção de um conjunto de amigos e parceiros que marcaram o seu percurso artístico, bem como de estudiosos e outras personalidades do mundo das artes plásticas, que acompanham a sua obra”, acrescenta.

No mesmo dia, será inaugurada no Museu Diocesano de Lamego – Casa do Poço, uma exposição antológica com 35 peças do artista plástico, intitulada “Júlio Pomar: Outras Histórias”.

Entre os trabalhos expostos, poderão ver-se “pinturas de tigres, macacos, odes marítimas, caça ao `snark` e outros trabalhos ligados à sua passagem pelo Brasil”, que ficarão naquele espaço durante um mês.

A organização explica que “estas e outras referências temáticas prometem invadir a cidade de Lamego”, quer através do teatro de rua protagonizado pelo grupo “O Andaime”, quer de uma exposição de arte pública.

Nascido em Lisboa, em 1926, Júlio Pomar divide atualmente o seu tempo entre Paris e a capital portuguesa.

O artista plástico tem vindo a dedicar-se particularmente à pintura, mas realizou também trabalhos de desenho, gravura, escultura, “assemblage”, ilustração, cerâmica, vidro, tapeçaria, cenografia para teatro e até decoração mural em azulejo.

Para divulgar a obra de Júlio Pomar, foi constituída, em 2004, uma fundação com o seu nome. Em abril deste ano, foi inaugurado o ateliê-museu do pintor, um armazém situado no Bairro Alto, em frente à casa do próprio Júlio Pomar, cuja recuperação ficou a cargo do arquiteto Siza Vieira.

O Plast & Cine resulta de uma parceria entre a Câmara de Lamego, a rede Douro Alliance e o Grupo de Comunicação Novembro.

Na última edição, o homenageado foi Roberto Chichorro, depois de Emília Nadal (2009), José Rodrigues (2010) e Cruzeiro Seixas (2011).

Fonte: www.rtp.pt

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Reddit

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :