Águia-d’asa-redonda encontrada ferida regressa à liberdade
Na presença de muitos alunos e professores do Centro Escolar de Lamego, o Parque Biológico da Serra das Meadas devolveu uma ave de rapina à natureza, na tarde de 21 de outubro último, para voltar a voar em liberdade no seu ambiente natural. Levada no início do ano para o Parque Biológico, a águia-d’ asa-redonda foi encontrada moribunda por um agricultor da região, devido a uma ferida grave.
Entusiasmadas com a surpresa, as crianças daquele estabelecimento de ensino ouviram atentamente a história da recuperação desta ave, narrada por Hélder Santos, responsável pelo Parque. Após um breve período em Lamego, o animal foi encaminhado para o Centro de Recuperação de Animais Selvagens da UTAD, onde recebeu o tratamento e o acompanhamento médico veterinário adequados, durante a fase de internamento, necessários à sua reabilitação física. Neste local, recebeu ainda treino específico para a captura de presas em liberdade.
Com a realização desta iniciativa pedagógica, o Parque Biológico da Serra das Meadas procurou alertar os mais pequenos para a proteção ambiental e animal.
Situado em plena Serra das Meadas, este equipamento entrou em funcionamento em 2002 e cedo se tornou no maior centro pedagógico ambiental da região e um dos mais importantes santuários de espécies de animais e vegetais. Pelo local, já passaram milhares de pessoas, sobretudo crianças e jovens, sensibilizadas para as problemáticas ambientais e ansiosas por contactar de perto com uma vasta variedade de animais.
Fonte: www.cm-lamego.pt